Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 08: Vale a pena ser bom
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vale a
pena ser bom.
- Peçam para que os alunos falem sobre os atos de
bondade que eles realizam.
Anote-os no quadro.
- Perguntem: Por que vocês consideram que estes
atos representem atos de bondade?
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre o que seja atos de
bondade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.
-
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Bondade em Ação
Objetivo: Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais
ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o
sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação
rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é
chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no
máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas
aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a
35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as
ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos
personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude
diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes
de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações
para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de
remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário