Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 09: O cuidado com os modismos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
cuidado com os modismos.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Não tem nada a ver?”
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não tem nada a ver?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os modismos, piercing, alargadores e tatuagem, sob o
ponto de vista bíblico.
Material:
01
baú com cadeado
Várias
chaves, apenas 01 deve abrir o baú
Figuras
de roupas(de acordo com a moda atual, não aconselhável para um cristão usar),
Figuras
de piercing, alargadores e tatuagens.
01
cabide
Observação:
Colocar
as figuras dentro do baú, fechá-lo com o cadeado.
Procedimento:
-
Apresentem 01 baú pequeno com cadeado.
-
Falem: O que será que tem dentro deste baú?
Se
alguém acertar vai ganhar um presentinho.
Aguardem
as respostas.
Se
alguém tiver acertado, não falem agora, pois o conteúdo só será revelado quando
alguém abrir o baú e todos verão o que tinha dentro dele.
-
Falem: Aqui há várias chaves, mas somente uma vai abrir este baú.
-
Perguntem: Quem será o primeiro aluno(a) a tentar?
Com
certeza alguém vai conseguir abrir o baú?
Esta
pessoa vai abrir o baú, retirar as figuras, mostrar para classe.
Fixem
estas figuras numa cartolina, usando fita adesiva.
-
Perguntem: O que vocês a acham destas figuras?
Aguardem
as respostas. Observem a forma como os alunos falam sobre o uso deste tipo de
moda, do piercing, do alargador e da tatuagem.
-
Depois, falem que nesta aula, vocês vão estudar sobre o uso o uso deste tipo de
moda, do piercing, do alargador e da tatuagem, sob o ponto de vista bíblico.
Por isso, que somente havia uma única chave que abria o baú, tendo em vista que
as outras chaves fazem referência a outros posicionamentos que certamente
eles(os alunos) conhecem através dos colegas, de pessoas adeptas ao uso e
também através da mídia. A única chave que vai abrir um novo conhecimento sobre
o não uso destes objetos vai ser conhecido hoje nesta aula
-
Agora, abordem os argumentos apresentados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário