Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 10: A mentira aprisiona a alma
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
mentira aprisiona a alma.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar, utilizem o texto “Eclipse
do Sol”, para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma
correta. Embora o texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas
através dele quanto a prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as
informações etc.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Mentira tem perna curta
Objetivo: Refletir sobre a importância de transmitir
informações de forma verdadeira.
Material: um pequeno texto(postado no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias
informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de
vários sabores, pirulitos, 01 pipoca
doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes,
torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para
pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem,
oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao
lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem
deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a
mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida,
errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma
brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir
o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar. Aproveitando o
tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e
atitudes.
Ideia original da técnica do “telefone sem fio”
desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Eclipse do
Sol
Capitão ao Sargento-ajudante:
- Sargento! Dando-se amanhã um Eclipse do Sol, determino
que a companhia esteja formada, com uniforme de campanha, no campo de
exercícios, onde darei explicações em torno do raro fenômeno que não acontece
todos os dias. Se por acaso chover, nada poderá se ver e neste caso fica a
companhia dentro do quartel.
Sargento-ajudante ao Sargento:
- Sargento!
De ordem de meu capitão, amanhã haverá um Eclipse do Sol, em uniforme de
campanha. Toda a companhia terá de estar formada no campo de exercícios, onde
meu Capitão dará explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se
chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel.
Sargento ao Cabo:
- Cabo, o nosso Capitão fará amanhã um Eclipse do
Sol no campo de exercícios. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada
se poderá ver. Em uniforme de campanha, o Capitão dará a explicação necessária,
dentro do quartel.
Cabo aos Soldados:
- Soldados, amanhã, para receber o Eclipse do Sol,
que dará as explicações necessárias sobre o Capitão, o fenômeno será em
uniforme de exercício, isto se chover dentro do quartel, o que não acontece
todos os dias.
Autoria desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário