RSS

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis – Vivendo e aprendendo a viver
Lição 08: O Relacionamento com pessoas de uma fé diferente

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Relacionamento com pessoas de uma fé diferente.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Religião diferente? E, agora?”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Religião diferente? E, agora?
Objetivo:
Refletir sobre a convivência pessoas de crenças diferentes, como caminhar juntos quando um é evangélico e outro não.
Material:
 03 fitas com 60 cm de comprimento
Procedimento:
- Organizem os alunos da seguinte forma:
02 alunos e unam o braço esquerdo de um com o braço direito do outro com a fita e façam um laço. Coloquem na roupa de um o nome “Crente” no outro “Não crente”.
03 alunos e unam os braços deles conforme o procedimento anterior. Coloquem na roupa de um o nome “Crente” e nos outros dois “Não crente”.
01 aluno(sem acompanhante). Coloquem o nome “Crente”.
- Falem:
Nós vivemos em sociedade e é um desafio constante conviver com nossos semelhantes.
Chamem o aluno que está sozinho(sem acompanhante) e falem que ele representa uma situação de um crente que entende que ser separado do mundo, não precisa relacionar-se com outras pessoas não crentes.
Chamem agora a dupla e o trio e falem que eles estão representando a convivência entre as pessoas com religiões diferentes.
- Solicitem para que eles andem juntos pela sala na mesma direção.
- Agora, comecem a fazer vários questionamentos:
Foi possível caminhar juntos?
Como foi a decisão de qual direção para caminhar?
Tiveram a mesma ideia? Não? Quem cedeu? Por que aceitou a opinião do outro?
- Agora, peçam para que eles caminhem em direção oposta(com os braços unidos pelo laço).
Observem a ação, pois se algum deles puxar o outro do com força, pode machucar o companheiro.
- Depois, continuem com outros questionamentos:
Houve condição de caminhar juntos?
O que acontece quando há discordância e  não estão na mesma direção?
Como caminhar juntos nesta condição?
Há consentimento mútuo para conviver juntos? De que forma?
- Reflitam com os alunos sobre a tolerância, respeito e urbanidade com as pessoas de outras religiões. Enfatizem que nesta convivência é preciso ser sal da terra e luz do mundo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: