Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada
pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993
– Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 10: Provai se os Espíritos são de Deus
- Apresentem o título da lição: Provai se os Espíritos são
de Deus.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou
Falso?”
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar
sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado,
observando suas características.
Material:
CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
Procedimento:
-
Escolham um objeto dentre os citados no item material para fazer a
demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original,
legítimo) e outro falso(pirateado).
-
Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os
alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas
positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a
veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das
respostas.
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos
falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da
turma diante das características dos objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do
objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com
os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
-
Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos
como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
Por
Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
10: As lutas dos hebreus no tempo da conquista
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: As lutas dos hebreus no tempo da conquista.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Caminhando em Oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Caminhando em Oração
Objetivos:
Compartilhar
motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Enfatizar
que Deus concede vitória ao seu povo.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras
grandes e pequenas,
Versículos
bíblicos sobre oração, persistência diante das dificuldades
Procedimento:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
-
Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
bênçãos recebidas, as conquistas
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos, atuação do inimigo
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que
representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o
segundo a vitória já alcançada.
-
Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas
e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observação:
- Se
sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a
dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de
rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo
sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
-
Apresentem o título da lição: A
Intercessão pelos Efésios.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando
a pergunta(Método de Perguntas e Respostas):
O que é oração intercessória?
Aguardem as respostas.
Acrescentem outras informações se necessário.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Então,
escrevam no quadro:
Os
pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso,
contidos em Ef 3. 16 a 19:
Fortalecida
com poder
Habitada
por Cristo
Compreenda
o amor de Deus
Tenha
pleno desenvolvimento espiritual
As expressões,
ao explicar a Ef. 3.18:
Largura
Comprimento
Altura
Profundidade
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
- Concluam o estudo do tema,
com a aplicação da dinâmica “Oração
Intercessória”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Oração Intercessória
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a
oração intercessória, baseada no amor.
Exercitar a oração
intercessória.
Material:
¼ da folha de papel ofício e
caneta para cada aluno
01 caixa(pode ser também uma
sacola ou um envelope)
Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno e solicitem que escrevam de um lado do papel um
motivo de oração pessoal e do outro lado uma necessidade de oração coletiva.
- Peçam para que os alunos
coloquem os pedidos de oração na caixa.
- Depois, leiam:
“Admoesto-te pois, antes de
tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por
todos os homens”. I Tm 2. 1
“Rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus
Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim
a Deus”. Rm 15.30.
- Em seguida, façam uma oração
intercessória por seus alunos, apresentando os pedidos de oração que estão na
caixa.
- Depois, enfatizem a
necessidade dos alunos intercederem uns pelos outros, durante a semana, fazendo
menção dos pedidos que estão na caixa.
Quando algum aluno obtiver
resposta de oração, contida na caixa, deve expor para a classe. Dessa forma, a
fé dos demais será fortalecida. E depois, leiam: “...Orai uns pelos outros... a
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.
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