Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 07: O uso das redes sociais
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O uso
das redes sociais.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Tô Ligado!”
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a
mídia.
01
globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita
gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita
adesiva(se for usar uma bola)
Nomes
digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos,
televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
-
Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
-
Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as
cadeiras.
-
Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao
chegar.
-
Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo,
blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do
barbante. Para cada palavra, um barbante.
-
Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada
com pouca adesividade para não danificar o globo)
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
-
Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema
da aula?
Aguardem
as respostas.
-
Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será
sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia através
de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
-
Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no
barbante).
-
Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem
as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as
pessoas.
-
Perguntem:
Através
de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O
tempo que eles se mantêm conectados.
O
tipo de conversa.
Com
quem se comunicam.
Influências
positivas e negativas.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Para concluir, leiam:
I
Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl
2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Deus Abençoe!
Joyce, muito obrigada pela visita ao blog. Volte sempre e faça bom proveito.
Postar um comentário