Lição 06: Uma vida cheia do
Espírito
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Uma vida cheia do Espírito.
- Iniciem o estudo da lição,
utilizando a dinâmica “Tesouro em vasos de barro”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro em Vasos de
Barro
Objetivo:
Refletir sobre a presença do Espírito Santo na vida daquele que aceita Jesus
como salvador.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel ofício
com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro
e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um
relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro
(retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com
Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação,
através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não
aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e
falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem
a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o
assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo e sua atuação na vida
do crente.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário