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segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 09: Como vencer as oposições à obra de Deus
- Apresentem o título da lição: Como vencer as oposições à obra de Deus.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Perguntem para os alunos(Método de perguntas e respostas):
O que a armadura de Deus nos proporciona?
Como o inimigo nos ataca?
- Para o item I.2, utilizem a dinâmica “Armadura de Deus”, que exemplificará as armas com as quais devemos lutar.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Armadura de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
Material:
01 figura de 01 soldado
Quadro ou cartolina
Papel ofício e caneta
Procedimento:
1 - Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.
2 - Agora falem: O cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã. Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
3 - Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a armadura na figura do soldado.
4 - Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
5 - Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 09: Os Gibeonitas enganam Josué
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os Gibeonitas enganam Josué.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que o cristão deve ter contra os ataques do inimigo.
Contextualizar o tema da aula com a vida do aluno.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
01 rolo de cordão
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação ao cristão, que vem sofrendo ataques do inimigo.
- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra o cristão.
- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes ataques podem causar ao cristão?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o cristão, ficando sem a proteção.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que ele deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência devem ser observadas pelo cristão.
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
- Leiam:  “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que o cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.
Ideia original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 09: O Mistério da Unidade Revelado
- Apresentem o título da lição: O Mistério da Unidade Revelado.
- Iniciem o estudo do tema, com a aplicação da dinâmica “A unidade revelada”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Escrevam no quadro as expressões:
Mistério
Mistério divino encoberto
Mistério divino revelado
Igreja: judeus e gentios
Mistério a ser anunciado pela igreja
Estas expressões, ao serem explicadas, vão ampliar de forma gradativa a compreensão do tema. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A unidade revelada
Objetivos:
Exemplificar a formação da igreja por judeus e gentios, o mistério revelado por Deus no tempo oportuno, formando uma unidade.
Enfatizar a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão evangelizadora e social.
Material:
01 quebra-cabeça com figura de Igreja
01 tubo de cola branca
01 cartolina
01 tesoura
Colem a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
- Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça). Mas, reservem 02 peças, deixando-as escondidas em algum lugar.
- Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
Os alunos certamente vão sentir falta de algumas peças e não vão conseguir montar o quebra-cabeça.
Então, entreguem as peças que estão faltando para os alunos concluírem a montagem, afirmando que elas estavam encobertas(ocultas).
- Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um quebra-cabeça com uma figura de igreja.
- Depois, trabalhem as seguintes ideias:
02 peças ficaram faltando no início da montagem. O quebra-cabeça estava incompleto. As 02 peças podem representar os gentios, que com eles o mistério divino foi planejado.  A formação da igreja por judeus e gentios era o mistério revelado por Deus no tempo oportuno, formando uma unidade. Nós fomos alcançados por este mistério.
Uma peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo(A Igreja).
Você é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus, independente de raça, etnia, nação, língua, classe social
- Agora, enfatizem a importância de estar inserido na Igreja como parte integrante do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a missão evangelizadora e social.
Por Sulamita Macedo.

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