Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada pelo
missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 09: Como vencer as oposições à obra de
Deus
- Apresentem o título da lição: Como vencer as
oposições à obra de Deus.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Perguntem
para os alunos(Método de perguntas e respostas):
O
que a armadura de Deus nos proporciona?
Como
o inimigo nos ataca?
- Para o
item I.2, utilizem a dinâmica “Armadura de Deus”, que exemplificará as
armas com as quais devemos lutar.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Armadura de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade
do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as
ciladas do Diabo.
Material:
01 figura de 01 soldado
Quadro ou cartolina
Papel ofício e caneta
Procedimento:
1 - Coloquem a figura do
soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um
soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.
2 - Agora falem: O cristão é
comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a
caminhada cristã. Então, apresentem quais são os elementos que compõem a
armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura
compartilhada, explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
3 - Agora, peçam para que os
alunos identifiquem os elementos que compõem a armadura na figura do soldado.
4 - Depois, falem: O Diabo tem
suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da
armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
5 - Para concluir, leiam Ef 6.
11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
09: Os Gibeonitas enganam Josué
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Ação de Resistência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ação de Resistência
Objetivos:
Refletir
sobre o cuidado que o cristão deve ter contra os ataques do inimigo.
Contextualizar
o tema da aula com a vida do aluno.
Material:
Uma
sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma
sombrinha quebrada
¼ da
folha de papel ofício para cada aluno
01
coleção de lápis hidrocor
01
rolo de fita adesiva
Papéis
coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
01
rolo de cordão
Procedimento:
-
Apresentem a sombrinha fechada.
-
Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva
ou do sol ou do vento forte.
-
Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora
abram a sombrinha).
-
Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação
ao cristão, que vem sofrendo ataques do inimigo.
-
Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada
um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra o cristão.
- Depois,
fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha,
simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Depois,
leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
-
Perguntem: O que estes ataques podem causar ao cristão?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o
cristão, ficando sem a proteção.
A
sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte
etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao
cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique
desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
-
Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam
os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam
para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que ele
deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois,
pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que
as ações de resistência devem ser observadas pelo cristão.
Leiam
cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por
isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra
estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A
sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente
vulnerável aos ataques do inimigo.
-
Leiam: “Sujeitai-vos, pois, a Deus,
resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
-
Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente
a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto
nos remete ao aspecto de que o cristão não pode se esquecer de estar sempre
cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.
Ideia
original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 09: O Mistério da
Unidade Revelado
- Iniciem o estudo do tema,
com a aplicação da dinâmica “A
unidade revelada”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro as expressões:
Mistério
Mistério
divino encoberto
Mistério
divino revelado
Igreja:
judeus e gentios
Mistério
a ser anunciado pela igreja
Estas
expressões, ao serem explicadas, vão ampliar de forma gradativa a compreensão
do tema. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
A unidade revelada
Objetivos:
Exemplificar
a formação da igreja por judeus e gentios, o mistério revelado por Deus no
tempo oportuno, formando uma unidade.
Enfatizar
a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão evangelizadora
e social.
Material:
01
quebra-cabeça com figura de Igreja
01
tubo de cola branca
01
cartolina
01
tesoura
Colem
a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça
de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
-
Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça). Mas,
reservem 02 peças, deixando-as escondidas em algum lugar.
-
Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
Os
alunos certamente vão sentir falta de algumas peças e não vão conseguir montar
o quebra-cabeça.
Então,
entreguem as peças que estão faltando para os alunos concluírem a montagem,
afirmando que elas estavam encobertas(ocultas).
-
Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um
quebra-cabeça com uma figura de igreja.
-
Depois, trabalhem as seguintes ideias:
02
peças ficaram faltando no início da montagem. O quebra-cabeça estava
incompleto. As 02 peças podem representar os gentios, que com eles o mistério
divino foi planejado. A formação da
igreja por judeus e gentios era o mistério revelado por Deus no tempo oportuno,
formando uma unidade. Nós fomos alcançados por este mistério.
Uma
peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das
outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo(A
Igreja).
Você
é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a
Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus,
independente de raça, etnia, nação, língua, classe social
-
Agora, enfatizem a importância de estar inserido na Igreja como parte
integrante do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a
missão evangelizadora e social.
Por
Sulamita Macedo.
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