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segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 07: O povo de Deus deve separar-se do mal
- Apresentem o título da lição: Neemias reconstrói os muros de Jerusalém.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Perguntem para os alunos(Método de perguntas e respostas):
Vocês já ouviram falar em samaritanos. Em qual situação vocês se lembram que eles foram mencionados na Bíblia?
Quem eram os samaritanos?
- Para exemplificar o item III, utilizem a dinâmica “Santificação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Santificação
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para cada aluno
Versículo digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
– Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
– Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro da caixa
Que não vão colocar a mão dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
– Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o que pegaram.
Neste momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não insista.
– Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
– Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 07: Derrotando o primeiro inimigo
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Derrotando o primeiro inimigo.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Derrotando o inimigo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Derrotando o inimigo
Objetivos:
Alertar sobre o cuidado com o inimigo e ter estratégias de luta contra ele.
Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos humanos – os alunos.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
- Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
- Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.
- Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o colega.
- Então, peçam para que comecem a atividade.
- Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
- Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
- Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar no círculo(é o ideal)
O inimigo conseguir entrar no círculo
Mas, qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo e ter estratégias de luta contra ele.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 07: Cristo é a nossa reconciliação com Deus
- Apresentem o título da lição: Cristo é a nossa Reconciliação com Deus.
- Para introduzir o estudo do tema, que tal utilizar o método de Perguntas e Respostas associado ao método de Divisão em Grupos?
Dividam a turma em grupos e lancem a pergunta abaixo:
Por que Cristo é a nossa reconciliação com Deus?
Estipulem um tempo(05 minutos) para que respondam e depois cada grupo deve apresentar suas respostas, de forma objetiva. Fiquem atentos as respostas. Corrija-as, se necessário.
Não menospreze as afirmações feitas. Não deixe seus alunos embaraçados diante da turma.  
- A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Vocês podem colocar no quadro, as seguintes frases, que vocês vão precisar para explicar o item I(Ef 2.15):
Lei civil
Lei moral
Lei cerimonial
Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Ao explicar Ef 2.14(“... e derribando a parede de separação que estava no meio), que tal inicialmente falar sobre o que separa um muro, uma parede?
Pode também mencionar muros físicos da atualidade, como o muro da Coreia, separando dois grupos: norte e sul.
Também, falem sobre o muro de Berlim(Alemanha).
Quais as implicações desses muros?
Depois, expliquem a que se refere a parede citada no versículo 14 e quem fez a derrubada e as consequências.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “A Ponte”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ponte
Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
Cola branca
Pincel atômico
Durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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