Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada pelo
missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 07: O povo de Deus deve separar-se do mal
- Apresentem o título da lição: Neemias reconstrói os muros
de Jerusalém.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Perguntem
para os alunos(Método de perguntas e respostas):
Vocês
já ouviram falar em samaritanos. Em qual situação vocês se lembram que eles
foram mencionados na Bíblia?
Quem
eram os samaritanos?
- Para exemplificar
o item III, utilizem a dinâmica “Santificação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Santificação
Objetivo: Refletir
sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para cada
aluno
Versículo digitado: “Mas, como
é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira
de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no
chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
– Apresentem uma caixa, não
falem o que tem dentro.
– Façam um certo suspense e
depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo
a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro
da caixa
Que não vão colocar a mão
dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes
03 tipos de pessoas.
– Depois, peçam para que os
alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham
a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos
os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o
que pegaram.
Neste momento, pode acontecer
de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não
insista.
– Falem: Nesta atividade,
vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03
ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade,
outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de
nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
– Para concluir, abram a caixa
e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador:
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a
vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
07: Derrotando o primeiro inimigo
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Derrotando o inimigo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Derrotando o inimigo
Objetivos:
Alertar
sobre o cuidado com o inimigo e ter estratégias de luta contra ele.
Refletir
sobre a vigilância.
Material:
Recursos
humanos – os alunos.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
-
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
-
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
-
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham
cuidado para não machucar o colega.
-
Então, peçam para que comecem a atividade.
-
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
-
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
- Pode
haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo(é o ideal)
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a
importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo e ter estratégias de
luta contra ele.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 07: Cristo é a nossa
reconciliação com Deus
-
Apresentem o título da lição: Cristo é a
nossa Reconciliação com Deus.
- Para introduzir o estudo do
tema, que tal utilizar o método de Perguntas e Respostas associado ao
método de Divisão em Grupos?
Dividam a turma em grupos e
lancem a pergunta abaixo:
Estipulem um tempo(05 minutos)
para que respondam e depois cada grupo deve apresentar suas respostas, de forma
objetiva. Fiquem atentos as respostas. Corrija-as, se necessário.
Não menospreze as afirmações
feitas. Não deixe seus alunos embaraçados diante da turma.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Vocês
podem colocar no quadro, as seguintes frases, que vocês vão precisar
para explicar o item I(Ef 2.15):
Lei
civil
Lei
moral
Lei
cerimonial
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
-
Ao explicar Ef 2.14(“... e derribando a parede de separação que estava no meio),
que tal inicialmente falar sobre o que separa um muro, uma parede?
Pode
também mencionar muros físicos da atualidade, como o muro da Coreia, separando
dois grupos: norte e sul.
Também,
falem sobre o muro de Berlim(Alemanha).
Quais
as implicações desses muros?
Depois,
expliquem a que se refere a parede citada no versículo 14 e quem fez a derrubada
e as consequências.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “A Ponte”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: A Ponte
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
Cola branca
Pincel atômico
Durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em
Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento
rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os
alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao
terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser
restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua,
lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário