Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Lição 10: Como Relacionar-se
com o Próximo
- Agora, falem que o tema da
aula será sobre relacionamento com o próximo.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Relacionamentos”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Relacionamentos
Objetivo:
Exemplificar atos de respeito ao próximo.
Material:
¼ da folha de papel ofício e
caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício.
- Solicitem para que cada
aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele
momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve
fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode
ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da
brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai
realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você
desejou.
- Então, os alunos deverão
realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de
rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a
finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros,
que você não gostaria para você.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os
homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH:
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica
desconhecida
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Lição 10: Armínio: o
equilíbrio da Reforma
- Apresentem o título da
lição: Armínio: o equilíbrio da Reforma.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar sobre o
tema da salvação, utilizem a dinâmica “O Caminho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex
colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em
Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento
rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os
alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao
terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser
restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua,
lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário