Lição 07: Uma vida frutífera
no Espírito
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Uma vida frutífera no Espírito.
- Utilizem a dinâmica “O
Fruto Desejado”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do
Espírito.
Destacar a importância da
manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 tangerina sem casca(deixem
apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes
digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem:
o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um
todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma
virtude.
- Falem, também: Agora vamos
conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma
pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou
cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre cada
virtude do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do
tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do
Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário