Lição 10: Relacionando-se com
a Sociedade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com a Sociedade.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para exemplificar como deve
ser a atitude do cristão diante da sociedade, utilizem a dinâmica “Luz do
Mundo” e “Sal da Terra”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos
ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do
mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no
mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos
da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu?
Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5.
14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macêdo.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água
sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de
01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de
outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas.
É comum haver votação para as
três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter
percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e
se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão
para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que
no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário