Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a
dia
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
6 - Antes de falar sobre o
tema da aula, perguntem para os alunos:
Que horas vocês se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um
despertador, façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas
vezes?
Que atividades fazem durante o
dia, além de ir para a escola?
Aguardem as respostas e
anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
- Agora, falem que o tema da
aula será sobre como vencer a preguiça.
- Agora, utilizem a dinâmica
“Bicho Preguiça”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir aula, pequem
novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês,
quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras
tarefas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo:
Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho
preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas ou formigas
de verdade dentro de um frasco
Versículo digitado e colado em
cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus
caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Perguntem: Que tipo de
animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não
quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas
semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do
animal.
Aguarde um pouco de tempo(3
minutos)
- Agora, peçam que cada aluno
fale o nome do animal e a razão desta escolha.
- Depois que todos tiverem
falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que
vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal que você
acha que parece com você.
- Agora, apresentem a figura
de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem
sobre este bicho.
Na lição há algumas
informações sobre este animal.
- Em seguida, falem: A lição
de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para
realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho
preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode
apresentar.
- Depois, mostrem a figura de
várias formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco.
Vocês já observaram o
comportamento das formigas?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que
a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo
digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso;
olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam
em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica
como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês
vão precisar de um despertador.
Por Sulamita Macedo.
2 – Adolescentes – História da Igreja
para adolescentes
- Apresentem o título da
lição: Agostinho: e Aquino doutores da Igreja.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“A Graça de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Graça de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a Graça de Deus, a salvação, que é para todos.
Material:
01 caixa de presente
Balas ou chocolate(01 para
cada aluno)
Versículo digitado em tamanho
pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo
salvação a todos e os homens”.
Frase digitada da largura da
caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
Papéis para sorteio
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Fixem os versículos nas
balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
- Escrever o nome dos alunos
para o sorteio.
- Arrumem a caixa da seguinte
forma:
As balas no fundo da caixa.
Por cima das balas, coloquem a
frase digitada no papel da largura da caixa: “Este presente não é somente seu,
distribua com os colegas”.
DURANTE A AULA:
- Apresentem a caixa de presentes.
- Falem que na caixa há algo
muito importante.
- Falem: Quem deseja receber
este presente?
- Façam o sorteio do presente.
- Orientem ao ganhador para
que ele abra caixa de presentes.
O aluno deverá abri-la e
realizar a orientação contida na caixa, já descrita acima.
- Depois, os alunos deverão
ler o versículo que está pregado na bala.
- Para concluir falem, a
salvação pela Graça é para todos, é um presente muito valioso que recebemos de
Deus. Da mesma forma, que o presente(apresentem a caixa) não era somente para
um, mas para todos vocês, assim também a salvação para todos quantos aceitam a
Cristo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário