Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Lição 06: A Mídia e o Consumo
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre o consumo influenciado pela mídia.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Eu quero!”
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Eu quero!
Objetivos:
Refletir sobre o desejo
desenfreado de possuir objetos além das possibilidades financeiras.
Estimular nos alunos a
poupança do dinheiro que recebem dos pais.
Material:
Figuras de objetos de desejo
das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cofrinho de plástico para
cada aluno(se houver condições)
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo
das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som etc.
01 tubo de cola
01 tesoura
01 cartolina
- Forneçam as seguintes
orientações:
Escolham as figuras que
representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na
cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o
que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é
de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois
cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos
e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes
objetos?
- Deixem que eles e elas falem
e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição acerca do desejo desenfreado de
possuir além das possibilidades financeiras, almejando até o que o colega ou a
colega possui, para não ficar diferente dos demais. Enfatizem o consumo
moderado.
- Para concluir, estimulem os
alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais dão para eles, para isto deem
para cada aluno um cofrinho de plástico.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
- Apresentem o título da
lição: A explosão do Movimento Pentecostal.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Rua Azusa”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Rua Azusa
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de avivamento atual.
Material:
01 folha de papel ofício para
cada aluno.
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com o endereço: Rua
Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
01 cartaz com o endereço da
igreja que os alunos se congregam
02 quadros ou outro de tipo de
suporte para os cartazes
Procedimento:
- Organizem os alunos em duas
filas, uma de frente para outra.
- Distribuam 01 folha de papel
ofício e caneta para cada aluno.
- Peçam para que escrevam
nesta folha o endereço da casa deles.
- Coloquem na ponta direita
entre uma fila e outra um quadro com o seguinte endereço:
Rua Azusa - 312 Los Angeles,
Califórnia.
- Coloquem na ponta esquerda
entre uma fila e outra um quadro com o endereço da igreja que vocês se
congregam.
- Perguntem: O que estamos
vendo aqui?
Aguardem as respostas.
Certamente, vão falar de uma “rua” com vários endereços.
- Falem: Esta “rua” tem um
endereço muito importante referente ao avivamento que ocorreu nos Estados
Unidos.
Perguntem: Como está o
avivamento nos demais endereços?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, perguntem: O
que nos falta para que o avivamento realmente aconteça no seu endereço?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário