Sugestões
para as lições de Pré-adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Pré-adolescentes
Lição 07: Doença? Tô fora!
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: Doença?
Tô fora!
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Desenrole que aparece!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que aparece!
Objetivos:
Estudar sobre os milagres de
Jesus.
Reconhecer que Jesus cura nos
dias atuais.
Oportunizar momentos de
socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Material:
01 rolo de papel do tipo
picotado
01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do
rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento aos feitos
divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e expor, tornando conhecida a
quantidade de milagres efetuado por Jesus.
Procedimento:
Antes da aula:
Escrever o nome de cada
milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel picotado, sem separá-los.
Depois enrolem novamente o
papel com cuidado.
Durante a aula:
- Apresentem o rolo de papel picotado
e falem: O rolo de papel vai passar de
mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que
outras pessoas também precisarão dele.
Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno
conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e falem: Esta quantidade
de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.
- Falem: Vamos ver agora,
quais foram estes milagres?
Então peçam para que cada
aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos pedaços de papel.
Falem: Estes milagres foram
realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres. Vocês já receberam
algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
- Agora, orientem para ele
escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele recebeu ou um milagre recebido
por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção.
04 partes do papel: 04
bênçãos.
- Estipulem no máximo 05
minutos para isto.
- Depois, escolham um aluno
que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que
socializem o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que
não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem
que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas
são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original da utilização
do rolo de papel picotado para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes –
Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
- Apresentem o título da
lição: Uma mulher em julgamento.
- Depois, utilizem a dinâmica
“A Universalidade da Salvação”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Universalidade da
Salvação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a salvação, através do sacrifício de Jesus,
enfatizando a universalidade do plano salvífico de Deus.
Material:
04 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex
colorido(vermelho)
Procedimento:
Antes da aula:
- Colem 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em
Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
Durante a aula:
- Apresentem para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado(nesse momento rasgue
o caminho, simbolizando o caminho destruído).
- Depois, falem que Deus
providenciou a religação do homem com Ele. Agora, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo,
não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”(João
3:16-17).
- Entreguem os pedaços para os
alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao
terminarem, falam que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser
restaurado, através de um único sacrifício de Cristo na cruz( o durex colorido
representará o sangue).
- Então, apresentem o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.
- Concluam, lendo:
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai
senão por mim” (João 14:6).
- Para concluir, leiam os
versículos abaixo que apontam para a universalidade da salvação:
“Pois já os meus olhos viram a
tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para
iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel”(Lucas 2:30-32).
“E disse-lhes: Assim está
escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia
ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a
remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”(Lucas
24:46-47).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário