Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de
comunicação
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre Mensagens Subliminares.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem
a participação dos alunos nas aulas.
- Primeiro procurem saber quem
sabe o que são Mensagens Subliminares.
Deixem que os alunos exponham
suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.
- Em seguida, lancem a
seguinte pergunta:
Você acredita em mensagens
subliminares? Justifique sua resposta.
Aguardem e observem o que os
alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e negativas, como
também outras que revelam indecisão.
Depois falem que na verdade as
mensagens subliminares acontecem, mas há exageros por parte de algumas pessoas
na análise de determinados episódios(esta é minha opinião).
Para tanto, apresentem
situações de mensagens subliminares, na programação da TV, nas propagandas, nas
músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras ou em outros meios de
comunicação.
O senso crítico equilibrado
deve estar presente na análise dessas situações.
- Em seguida, trabalhem como o
cristão pode se precaver contra as más influências das mensagens subliminares.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Abra o Olho!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Abra o Olho!
Objetivo:
Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.
Material:
01 figura que represente uma
visão embaçada
01 figura de um olho aberto
01 frasco de colírio( não é
para usar)
01 óculos
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Apresentem uma figura que
represente uma visão embaçada.
- Perguntem:
O que impede que alguém
enxergue bem ou deixe de ver?
Aguardem as respostas.
Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras indicações, como
estas abaixo:
Falta de óculos
Óculos com grau inadequado
Problemas como Catarata e
Glaucoma
Falta de cuidado com a visão
Argueiro ou cisco no olho
Acidente ou problemas de saúde
Miopia, Hipermetropia,
Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo
- Perguntem: Alguém aqui tem
algum destes problemas apresentados?
Sempre tem um aluno que usa
óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de óculos, colírio e retorno
periódico ao oftalmologista.
Eles podem ainda relatar sobre
alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu a uma cirurgia e os
resultados.
Fechem esta discussão
mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.
- Em seguida, falem: Na aula
de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como este assunto pode estar
relacionado com a boa ou má condição de enxergar?
Aguardem as respostas.
- Agora apresentem a figura de
um olho aberto.
Depois, acrescentem: Para
compreender, detectar e saber como discernir as mensagens subliminares é
importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos deixem ser
influenciados por ela.
Precisamos usar colírios e óculos(apresentem
estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.
Perguntem: O que pode
representar uso do colírio e dos óculos?
Eles vão proporcionar uma
visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.
Que tal a partir de hoje,
fazermos uso destes procedimentos?
Lembrem-se de que as mensagens
sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos cuidado com suas
influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como cristão, que é
luz do mundo e sal da terra.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
Lição 10: Avivamento e a vida de
Santidade
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Santificação”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem
a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Santificação
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para cada
aluno
Versículo digitado: “Mas, como
é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira
de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no
chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem uma caixa, não
falem o que tem dentro.
- Façam um certo suspense e
depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo
a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro
da caixa
Que não vão colocar a mão
dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes
03 tipos de pessoas.
- Depois, peçam para que os
alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham
a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos
os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o
que pegaram.
Neste momento, pode acontecer
de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não
insista.
- Falem: Nesta atividade,
vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03
ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade,
outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de
nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
- Para concluir, abram a caixa
e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador:
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a
vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.
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