RSS

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 09: A multiplicação da Ciência
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: A multiplicação da Ciência.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Multiplicação da Ciência”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Multiplicação da Ciência
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a multiplicação da ciência.
Material:
Celulares dos alunos com internet
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Depois, lancem a pergunta: O que é Ciência?
Eles podem inclusive acessar a internet com seus celulares para pesquisar sobre o que é ciência.
Aguardem as respostas.
Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma coletiva(usem o quadro branco), partindo das ideias iniciais dos alunos e da pesquisa.
- Em seguida, falem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia afirma, pelo contrário autentica sua mensagem.
- Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que desejam desfazer da Palavra de Deus.
Como argumento bíblico leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
- Falem: o profeta Daniel predisse que a ciência se multiplicaria. Leiam Dn 12.04: “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
Falem: agora, na aula vocês utilizaram celular e internet que não existiam, mas que são utilizados por quase todas as pessoas modificando suas vidas e as formas de comunicação.
Posteriormente, peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da tecnologia nos mais diversos setores.
Anotem no quadro o que os alunos apontarem.
Caso necessário, vocês podem acrescentar outros avanços da ciência.
- Para concluir, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 09: A ressurreição de Lázaro
- Apresentem o título da lição: A ressurreição de Lázaro.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Paz nos relacionamentos”, que contextualizará o tema sobre o relacionamento de Jesus com a família de Lázaro com a vida dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Contextualizar o tema sobre o relacionamento de Jesus com a família de Lázaro, com a vida dos alunos.
Refletir sobre a paz nos relacionamentos.
Promover momento de descontração.
Material:
- Texto “O Garotinho chamado amor”, ver no procedimento.
- Cartaz com o seguinte conteúdo:
AMOR - UM ABRAÇO
PAZ - APERTO DE MÃO
SORRISO - GARGALHADA
GARRA - TROCA DE LUGAR
BEM VINDOS - PALMAS
- 01 rolo de fita adesiva
- 01 cartolina ou mais se necessário
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem o cartaz em local bem visível.
- Falem: nós vamos ler um texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar os seguintes gestos correspondentes quando estas palavras forem lidas.
- Vamos fazer um ensaio?
Então, leiam a palavra e os alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam pelo menos duas vezes.
- Depois, leiam o texto “O garotinho chamado Amor”:
Era uma vez um garotinho chamado AMOR. O AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber? Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM-VINDOS!
Autoria do texto desconhecida.
- Depois, perguntem:
Onde o garotinho chamado AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem as respostas. Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior dos colegas, demonstrada através do sorriso.
- Em seguida, falem que isto significa que cada um é responsável em promover a paz no ambiente no qual está demonstrando bons relacionamentos com atitudes promotoras de paz.
- Agora, peçam para que cada aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa cartolina e escrevam nela uma atitude para promover a paz com os colegas e amigos da igreja, da rua e da família. Depois, coloquem este cartaz num lugar visível, com o título da lição, nome da turma e dos professores e a data.
- Para concluir, leiam “Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria desconhecida da dinâmica original.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: