Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a
dia
- Agora, falem que o tema da
aula será sobre o perdão.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
- Solicitem a 02 alunos que
relatem, objetivamente, uma situação que vivenciaram sobre o perdão. Depois, comecem
a organizar, a partir das histórias
relatadas, as ideias dos alunos sobre o que seja perdão e também acrescentem
outras informações que complementem a formulação deste conceito.
- Utilizem a dinâmica
“Abrindo o Coração”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01 chave de metal ou
confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem
aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser
comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão
pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio
de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas,
amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar, leiam Mc 11.25
e 26.
Por Sulamita Macedo.
2 – Adolescentes – História da Igreja
para adolescentes
- Apresentem o título da
lição: Lutero e Calvino: os agentes da reforma.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos o tema
através da dinâmica “A Graça de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Graça de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a Graça de Deus, a salvação, que é para todos.
Material:
01 caixa de presente
Balas ou chocolate(01 para
cada aluno)
Versículo digitado em tamanho
pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo
salvação a todos e os homens”.
Frase digitada da largura da
caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
Papéis para sorteio
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Fixem os versículos nas
balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
- Escrever o nome dos alunos
para o sorteio.
- Arrumem a caixa da seguinte
forma:
As balas no fundo da caixa.
Por cima das balas, coloquem a
frase digitada no papel da largura da caixa: “Este presente não é somente seu,
distribua com os colegas”.
DURANTE A AULA:
- Apresentem a caixa de
presentes.
- Falem que na caixa há algo
muito importante.
- Falem: Quem deseja receber
este presente?
- Façam o sorteio do presente.
- Orientem ao ganhador para
que ele abra caixa de presentes.
O aluno deverá abri-la e
realizar a orientação contida na caixa, já descrita acima.
- Depois, os alunos deverão
ler o versículo que está pregado na bala.
- Para concluir falem, a
salvação pela Graça é para todos, é um presente muito valioso que recebemos de
Deus. Da mesma forma, que o presente(apresentem a caixa) não era somente para
um, mas para todos vocês, assim também a salvação para todos quantos aceitam a
Cristo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário