Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada pelo
missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 06: Neemias reconstrói os muros de Jerusalém
- Apresentem o título da lição: Neemias reconstrói os muros
de Jerusalém.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Para concluir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Tapando a brecha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivos:
Enfatizar que o crente tem
proteção do muro de salvação, pois tem a proteção divina.
Refletir sobre a vigilância
diante dos ataques do inimigo protegendo sua vida espiritual.
Material: não
há necessidade
Recursos humanos: os
alunos
Procedimento:
– Organizem os alunos em
círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
– Orientem para que o círculo
esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não
haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
– Orientem o aluno que está
fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no
círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.
– Depois, falem para os demais
alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que
eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o
colega.
– Então, peçam para que
comecem a atividade.
– Observem as tentativas do
“inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
– Vocês podem fazer outras
tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
– Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar
no círculo
O inimigo conseguir entrar no
círculo
Mas, qualquer que seja o
resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a importância de
estarmos vigilantes aos ataques do inimigo que pode causar danos a vida espiritual.
- Na lição de hoje vamos estudar
sobre a reconstrução do muro de Jerusalém, pois naqueles dias era importante
para a segurança da cidade, por causa de invasores etc.
O crente tem proteção do muro
de salvação, pois tem a proteção divina.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
06: O Encontro com Deus
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade
da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos
escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica
comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para
concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vencendo o Gigante
Objetivo:
Refletir
sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições,
contextualizando o tema da aula com a vida dos alunos.
Material:
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que
representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.
-
Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua
vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento etc.
-
Leiam: I Sm 17. 23,24,37,40,41,42,48,49.
-
Solicitem que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as
atitudes que ele dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade, o
que precisa ser conquistado).
Por
exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, conselho etc.
-
Para concluir, leiam Salmo 34.19 e João 16.33.
Por
Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 06: A condição dos
gentios sem Deus
- Para introduzir o estudo do
tema, sugiro a aplicação da dinâmica “Salvação para todos”.
- Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Que tal utilizar o método
de Perguntas e Respostas?
O que significa circuncisão
espiritual?
Aguardem as respostas. Não
acrescentem nenhuma informação.
Digam que no final da aula,
vocês vão retornar a esta pergunta.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Vocês
podem colocar no quadro, as palavras Israel, Gentios e Igreja. Depois
expliquem estas palavras para melhor compreensão do estudo.
Podem
também, colocar, no quadro ou numa cartolina no num slide, as expressões
abaixo, após a leitura de Efésios 2.11 e 12, que se referem a situação dos
gentios:
Incircuncisos,
sem Cristo, separados de Israel, longe da promessa, sem esperança e sem Deus.
Em
seguida, vocês explicam estas expressões.
-
Para finalizar, retomem a pergunta inicial:
E, agora, o que vocês podem
dizer sobre o que significa circuncisão espiritual?
Certamente,
após as explicações ocorridas durante a aula, os alunos vão acrescentar
informações e analisar as primeiras respostas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Salvação para todos
Objetivo: Demonstrar a salvação para o povo de Israel e para
os Gentios.
Material:
Chocolate
ou bala para cada aluno
Digitar
o nome “Povo de Israel” para parte da turma
Digitar
o nome “gentio” para a outra parte da turma
Procedimento:
-
Entreguem para parte dos alunos o nome “Povo de Israel” e para os demais o nome
“Gentios”.
- Entreguem
01 chocolate ou uma bala para os alunos que estão com o nome “Povo de Israel”.
-
Falem: Observem que somente uma parte da turma ganhou chocolate. Por quê?
Aguardem
as respostas.
Depois
acrescentem que a promessa de salvação foi feita para o povo de Israel, através
do pacto feito com Abraão(Ef 2.12).
O
chocolate recebido representa a salvação.
-
Em seguida, perguntem: Mas, a situação dos Gentios? Ficariam sem salvação?
Aguardem
as respostas.
Depois,
falem: Mas, Deus por seu amor alterou a situação, alcançando a todos através da
salvação.
Leiam:
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para
salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”(Romanos
1:16).
-
Agora, entreguem chocolate para o restante da turma.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário