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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 06: Neemias reconstrói os muros de Jerusalém
- Apresentem o título da lição: Neemias reconstrói os muros de Jerusalém.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Tapando a brecha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivos:
Enfatizar que o crente tem proteção do muro de salvação, pois tem a proteção divina.
Refletir sobre a vigilância diante dos ataques do inimigo protegendo sua vida espiritual.
Material: não há necessidade
Recursos humanos: os alunos
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
– Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
– Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.
– Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o colega.
– Então, peçam para que comecem a atividade.
– Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
– Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
– Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar no círculo
O inimigo conseguir entrar no círculo
Mas, qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo que pode causar danos a vida espiritual.
- Na lição de hoje vamos estudar sobre a reconstrução do muro de Jerusalém, pois naqueles dias era importante para a segurança da cidade, por causa de invasores etc.  
O crente tem proteção do muro de salvação, pois tem a proteção divina.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 06: O Encontro com Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Encontro com Deus.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vencendo o Gigante
Objetivo:
Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições, contextualizando o tema da aula com a vida dos alunos.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.
- Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento etc.
- Leiam: I Sm 17. 23,24,37,40,41,42,48,49.                                                   
- Solicitem que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade, o que precisa ser conquistado).
Por exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, conselho etc.
- Para concluir, leiam Salmo 34.19 e João 16.33.
Por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 06: A condição dos gentios sem Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Condição dos Gentios sem Deus.
- Para introduzir o estudo do tema, sugiro a aplicação da dinâmica “Salvação para todos”.
- Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Que tal utilizar o método de Perguntas e Respostas?
O que significa circuncisão espiritual?
Aguardem as respostas. Não acrescentem nenhuma informação.
Digam que no final da aula, vocês vão retornar a esta pergunta.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Vocês podem colocar no quadro, as palavras Israel, Gentios e Igreja. Depois expliquem estas palavras para melhor compreensão do estudo.
Podem também, colocar, no quadro ou numa cartolina no num slide, as expressões abaixo, após a leitura de Efésios 2.11 e 12, que se referem a situação dos gentios:
Incircuncisos, sem Cristo, separados de Israel, longe da promessa, sem esperança e sem Deus.
Em seguida, vocês explicam estas expressões.
- Para finalizar, retomem a pergunta inicial:
E, agora, o que vocês podem dizer sobre o que significa circuncisão espiritual?
Certamente, após as explicações ocorridas durante a aula, os alunos vão acrescentar informações e analisar as primeiras respostas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Salvação para todos
Objetivo: Demonstrar a salvação para o povo de Israel e para os Gentios.
Material:
Chocolate ou bala para cada aluno
Digitar o nome “Povo de Israel” para parte da turma
Digitar o nome “gentio” para a outra parte da turma
Procedimento:
- Entreguem para parte dos alunos o nome “Povo de Israel” e para os demais o nome “Gentios”.
- Entreguem 01 chocolate ou uma bala para os alunos que estão com o nome “Povo de Israel”.
- Falem: Observem que somente uma parte da turma ganhou chocolate. Por quê?
Aguardem as respostas.
Depois acrescentem que a promessa de salvação foi feita para o povo de Israel, através do pacto feito com Abraão(Ef 2.12).
O chocolate recebido representa a salvação.
- Em seguida, perguntem: Mas, a situação dos Gentios? Ficariam sem salvação?
Aguardem as respostas.
Depois, falem: Mas, Deus por seu amor alterou a situação, alcançando a todos através da salvação.
Leiam: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”(Romanos 1:16).
- Agora, entreguem chocolate para o restante da turma.
Por Sulamita Macedo.

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