Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Lição 08: Tenha cuidado com o
que fala!
- Agora, falem que o tema da
aula será sobre o cuidado com aquilo que falamos.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
- Em seguida, analisem alguns
provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num
caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na
língua”.
“Boca fechada não entra
mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o coração
está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta
um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a
cavalo”.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Telefone Sem Fio”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Geralmente, afirma-se que
Provérbios e Eclesiastes foram escritos por Salomão, filho de Davi e o segundo
rei de Israel. Salomão escreveu 3000 mil provérbios e 1005 cânticos, mas
sabe-se que o livro de Provérbios não tem somente um único autor, podendo ser
citados Agur pela autoria do capítulo 30 e o 31 é atribuído ao rei Lemuel, além
de alguns sábios anônimos. Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Salmos e Jó fazem
parte dos Livros de Sabedoria”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção
daquele que está recebendo.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar
fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 – Adolescentes – História da Igreja
para adolescentes
- Apresentem o título da
lição: A Reforma Protestante.
- Trabalhem os pontos o tema
através da dinâmica “A Reforma Protestante”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Reforma
Protestante
Objetivo:
Estudar sobre a Reforma Protestante.
Material:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
Romanos, capítulo 1, verso 17:
"O justo viverá por fé"!!!
Papel com o nome
“Indulgências”
Uma folha comprida com a
expressão “95 teses”
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem numa mesa ou no
piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
O versículo "O justo
viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel com nome “Indulgências”
Uma folha com nome “95 teses”
- Falem: Observem estes
objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo sobre a Reforma
Protestante.
Neste momento, fiquem atentos,
pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da história da Reforma
Protestante.
À medida que eles falam é
importante que vocês acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam abaixo o que os objetos
podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um cofre pequeno ou uma caixa:
A Igreja católica estava ficando rica por juntar altas somas em dinheiro e
terras gastos com luxo
Dinheiro: Compra e venda de
indulgências
Martelo, prego: Lutero pregou
na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia: Livro no qual Lutero
leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava distante de suas verdades e
ensinos.
"O justo viverá por
fé"(Rm 1.17): Através da leitura e compreensão deste versículo, houve uma
mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a Reforma Protestante.
Papel com nome “Indulgências”:
Compra e venda de perdão de pecados
Uma folha com nome “95 teses”:
Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg, que criticava vários pontos
da doutrina e práticas católicas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário