RSS

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a dia
Lição 08: Tenha cuidado com o que fala!
- Agora, falem que o tema da aula será sobre o cuidado com aquilo que falamos.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas
- Em seguida, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na língua”.
“Boca fechada não entra mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por sábio”.
“A boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a cavalo”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Geralmente, afirma-se que Provérbios e Eclesiastes foram escritos por Salomão, filho de Davi e o segundo rei de Israel. Salomão escreveu 3000 mil provérbios e 1005 cânticos, mas sabe-se que o livro de Provérbios não tem somente um único autor, podendo ser citados Agur pela autoria do capítulo 30 e o 31 é atribuído ao rei Lemuel, além de alguns sábios anônimos. Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Salmos e Jó fazem parte dos Livros de Sabedoria”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes
Lição 08: A Reforma Protestante
- Apresentem o título da lição: A Reforma Protestante.
- Trabalhem os pontos o tema através da dinâmica “A Reforma Protestante”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Reforma Protestante
Objetivo: Estudar sobre a Reforma Protestante.
Material:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
Romanos, capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!!
Papel com o nome “Indulgências”
Uma folha comprida com a expressão “95 teses”
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem numa mesa ou no piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo, prego
Bíblia
O versículo "O justo viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel com nome “Indulgências”
Uma folha com nome “95 teses”
- Falem: Observem estes objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo sobre a Reforma Protestante.
Neste momento, fiquem atentos, pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da história da Reforma Protestante.
À medida que eles falam é importante que vocês acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam abaixo o que os objetos podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um cofre pequeno ou uma caixa: A Igreja católica estava ficando rica por juntar altas somas em dinheiro e terras gastos com luxo
Dinheiro: Compra e venda de indulgências
Martelo, prego: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia: Livro no qual Lutero leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava distante de suas verdades e ensinos.
"O justo viverá por fé"(Rm 1.17): Através da leitura e compreensão deste versículo, houve uma mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a Reforma Protestante.
Papel com nome “Indulgências”: Compra e venda de perdão de pecados
Uma folha com nome “95 teses”: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg, que criticava vários pontos da doutrina e práticas católicas.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: