Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de
comunicação
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre a ideia de felicidade que a Mídia transmite.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Organizem os alunos em
círculo e realizem uma Roda de Conversa sobre o tipo de felicidade que a Mídia
evidencia, que está associada ao sucesso e ao dinheiro.
Nesta conversa, identifique
aquilo que é mais significativo sobre o tema e escrevam em pedaços de cartolina
colorida e entreguem para os alunos. Depois, peçam para que eles andem em
círculo, indicando que estas palavras representam o que gira sobre felicidade
na mídia.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Refletir sobre a felicidade
passageira e a espiritual.
Estudar sobre as
Bem-aventuranças.
Material:
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de
espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome
e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os
misericordiosos
Bem-aventurado os puros de
coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos
por causa de Cristo.
- 01 caixa com tampa com o
nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou
colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a Caixa da
Felicidade.
- Falem: Nela contém formas de
felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os
alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam
de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes
momentos felizes.
Colem estas frases e/ou
palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de
felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles
são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas.
Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a
Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um
aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está
escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão, Jesus
apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos
alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra
"bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer
quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um
aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro
cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são
bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada
bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12,
para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma
linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que
seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se
fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais?
Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas
convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos
pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro
da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete
a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de
ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos
somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
Lição 09: O contínuo Avivamento para a
Igreja de Cristo
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Vida Transformada”, enfatizando a importância
da renovação espiritual para ter uma vida transformada, moldada pelo Espírito
Santo e em constante avivamento.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivos:
Refletir sobre a transformação
que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.
Enfatizar a importância da
renovação espiritual para ter uma vida transformada, moldada pelo Espírito
Santo e em constante avivamento.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não
estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da
transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos
uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia
o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de
Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho
de Pipoca
Milho
de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim
acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo
fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas
de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham
que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo
é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser
fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre.
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas
ignoramos.
Há
sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com
isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre
pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua
hora: vai morrer.
Dentro
da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente
para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A
pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí,
sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E
ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia
sonhado.
Bom,
mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São
como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A
presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que
ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e
nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem
Alves.
- Depois, apresentem o piruá,
aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do
Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a
salvação.
O barulho pode representar a
alegria da transformação.
- Para concluir, leiam o
versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que
devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o
que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro,
tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há
algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
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