Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de
comunicação
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre a Mídia e o culto ao corpo.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Organizem um painel com
figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes
radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
- Falem: Este painel retrata o
do tema da aula de hoje.
O que vocês acham dessas
figuras?
Aguardem as respostas.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição, através da dinâmica “Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo:
Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma
exagerada.
Material:
08 Garrafas descartáveis de 1
litro
01 tubo de cola branca
Água ou areia
Nomes digitados: Bulimia,
Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito,
corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Encham as 08 garrafas com
água ou areia.
- Colem em cada garrafa uma
das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas exageradas,
bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
- Organizem as garrafas no
chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução
realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema
através do jogo do boliche.
- Organizem o ambiente da sala
para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche,
por exemplo: afastando as cadeiras, mesa etc.
- Falem: Estas peças do
boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”, para
que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
- Agora, solicitem para que um
aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve
pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem
refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam
mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos
alunos.
- Para finalizar, enfatizem
que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter
alimentação adequada, mas com moderação e equilíbrio.
Ideia original desconhecida de
dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
- Apresentem o título da lição: Derramamento do espírito
Santo.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Pentecostes”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias
línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias
línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on
line.
Português: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the
world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera
amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en
él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt
geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben,
nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé
ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun
d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário