Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada pelo
missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 08: As causas da desunião devem ser
eliminadas
- Apresentem o título da lição: As causas da desunião devem
ser eliminadas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Perguntem
para os alunos(Método de perguntas e respostas):
O que
ameaçava a união entre os judeus?
Quais
as consequências dessa falta de união?
Qual
foi a solução para esse problema?
- Para exemplificar
a necessidade da união, utilizem a dinâmica “Unidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Unidade
Objetivo:
Refletir sobre a unidade do
corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras,
02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando
escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1 - Falem: acabamos de estudar
sobre a origem divina do ser humano, sua unidade racial, psicológica,
emocional, linguística, que se originou de Adão e Eva. Somos única família,
somos irmãos e somos todos um. Esta ideia é reforçada na Igreja, o corpo de
Cristo. Vamos refletir sobre a unidade do corpo de Cristo?
2 - Depois, dividam a turma em
dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco,
utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas
trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que
as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11
pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando
as partes desenhadas e colando-as.
3 – Peçam ao grupo 01 e 02
para apresentar os dois bonecos.
4 – Solicitem para que
observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes. O
grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao
boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são
diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor
porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos
extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade
e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
5 – Para concluir, leiam: I co
12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
08: A Batalha contra Ai
-
Depois, para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Cuidado”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Cuidado!
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir
sobre atitudes negativas e a importância de praticar boas ações.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
01
folha de papel madeira
01
pincel atômico
01
rolo de fita adesiva
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno
01 lixeira
ou 01 saco para lixo
Procedimento:
- Levem
para a classe 01 folha de papel madeira com o contorno do corpo de uma pessoa, usando
um pincel atômico.
-
Fixem esta folha no quadro.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações(pecados ou não) que normalmente as
pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a
nível pessoal, familiar e na Igreja.
-
Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.
-
Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a
vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para
que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho
falado”(João 15:1-3).
-
Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo
estas atitudes apontadas por eles.
Colocar
na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o
cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os
salvos.
“Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado
para o cristão.
-
Falem: O que fazemos de bom ou ruim tem consequência. Tenhamos cuidado. Nesta aula, vamos estudar sobre as consequências
do pecado de uma pessoa para o povo de Israel.
-
Para finalizar, leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também
ceifará”.
Por
Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
-
Apresentem o título da lição: Edificados
sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro as expressões pedra de esquina,
pedra principal e pedra angular, quando vocês forem explicar o item I. Aproveitem
e mostrem para os alunos figuras de pedra Angular.
Apresentem
figura do Tabernáculo, para o item III.
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Morada de Deus e templo
do Espírito Santo”
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Morada de Deus e
templo do Espírito Santo
Objetivo: Enfatizar
que o cristão é templo e morada de Deus por meio do Espírito Santo.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel ofício
com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro
e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um
relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro
(retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com
Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação,
através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não
aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Os que aceitam Jesus como
Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Leiam: “Temos, porém, este
tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não
de nós”(2 Coríntios 4:7).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra para ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Habitação de Deus por meio do Espírito
Santo.
- Concluam, lendo:
“Ou não sabeis que o vosso
corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e
que não sois de vós mesmos?”(1 Coríntios 6:19).
“No qual também vós juntamente
sois edificados para morada de Deus em Espírito”(Efésios 2:22).
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Boa noite tudo bem? Sou brasileiro, carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 1126.
https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1
Parabéns pelo seu excelente trabalho a frente da EBD. Infelizmente muitas começarão do 0. Eu mesmo não consegui a Revista Extra. E se a CPAD não repetisse a revista do segundo trimestre teria um prejuízo gigante. Precisamos orar pela CPAD.
Luiz Gomes, a paz do Senhor!
Muito obrigada pela visita ao blog e por considerar excelente as postagens aqui divulgadas para os professores da EBD.
Este trimestre está sendo muito diferente dos demais, pois há várias opções para as igrejas quanto a revista a ser adotada, tais como:
Repetir a revista de Adultos para esta faixa etária
Repetir a revista de Jovens para este grupo
Utilizar a revista de Adultos para os jovens
Utilizar a revista de Jovens para os adultos
Utilizar a revista de edição especial lançada pela CPAD, para adultos e jovens
Utilizar lições elaboradas por ato voluntário de alguns líderes
Vistei seu blog. Parabéns por divulgar as belezas do Brasil.
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