RSS

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

Lição 06: Fui escolhido

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Fui escolhido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem que nesta lição, vamos estudar sobre Davi, quando foi ungido rei pelo profeta Samuel.

Neste momento, escrevam o nome Davi no quadro e coloquem no quadro uma figura de uma coroa.

- Recontem de forma coletiva, como Conhecimento Prévio, a história de Davi neste episódio de sua vida – a escolha de Deus por Davi para ser rei.

-  Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Depois, apliquem a dinâmica “O Chamado”, para contextualizar o tema.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome do personagem; uma figura de coroa);

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome do personagem e a figura);

- Recontar uma história de forma coletiva como Conhecimento Prévio;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema.

 

– Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.


Quem ele era?

O que fazia?

Por que Paulo escreveu para ele?

Qual o conteúdo desta primeira carta?

Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?

Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.




– Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.


– Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é  o jovem Timóteo.


Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Quem é você?


Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia  sobre o jovem Timóteo.


Material:

01 folha de papel ofício para cada aluno

Vários lápis coloridos

Adesivos variados

01 máquina fotográfica ou celular com câmera

Encadernação


Procedimento:

– Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?


– Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.

– Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:

Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele

Idade

Apelido

Onde estuda e que ano faz

O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.

O que deseja fazer no futuro

Quais atividades participa na Igreja

Telefone, email, facebook

Um acontecimento importante

O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.

Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação

Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.

Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.

– Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.

– Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.

Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:

.  uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.

. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).

. a numeração das folhas das atividades dos alunos.

– Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.

– Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.


Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz

0 comentários: