Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 06: Fui escolhido
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Fui escolhido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem que nesta lição, vamos
estudar sobre Davi, quando foi ungido rei pelo profeta Samuel.
Neste momento, escrevam o nome Davi no quadro e coloquem no quadro uma figura de uma coroa.
- Recontem
de forma coletiva, como Conhecimento Prévio, a
história de Davi neste episódio de sua vida – a escolha de Deus por Davi para
ser rei.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Chamado”, para contextualizar o tema.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição, o nome do personagem; uma figura de coroa);
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome do
personagem e a figura);
-
Recontar uma história de forma coletiva como Conhecimento Prévio;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica para contextualizar o tema.
– Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.
Quem ele era?
O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.
– Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é o jovem Timóteo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
– Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
– Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
– Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
– Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
. uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
– Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
– Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.
Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz
0 comentários:
Postar um comentário