Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 09: Relacionando-se com os estudos
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Relacionando-se com os estudos, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
- Perguntem:
Quem está estudando o
ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem já concluiu o
ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem as respostas.
Escrevam no quadro a
quantidade de alunos para cada modalidade de ensino.
- Depois, conversem com
os alunos sobre a importância dos estudos para a vida deles.
Aqui está sendo
utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Hábitos de Estudo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição e as respostas dos alunos);
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e as
respostas dos alunos;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Hábitos de
Estudo
Objetivo: Estimular o hábito de
estudar.
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre
hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como
vocês se organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina.
2 - Depois, peçam para
que os alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos
alunos.
3 - Analisem as
respostas e as encenações, questionando se dessa forma está havendo boa
assimilação dos conteúdos.
4 - Agora, peçam para
que os alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver
agora algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos
estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai
estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário
fixo de estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de
estudo com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde
haja silêncio(desligue a TV, celular...).
- Procure manter o foco
de sua atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o
que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o
mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer
anotações.
- Leia de preferência
durante o dia.
- Leia o texto em voz
alta e depois procure escrever as ideias principais.
- Organize suas
anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em
livros, revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no
dia da explicação do professor.
- Fazer um cronograma
com as atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou
quais destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e
mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que
aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário