Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Lição 07: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta
Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros
que compõem os Profetas Menores.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Miqueias:
Deus quer Obediência de Coração.
Utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem
um mapa do reino dividido para mostrar
que o profeta Miqueias profetizou para os dois reinos.
Mapa
é um recurso didático. A utilização do
mapa torna a apresentação documentada.
- Para finalizar, apliquem a dinâmica "Adoração com sinceridade", para contextualizar o tema.
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Método
de Perguntas e Respostas;
- Aplicação
de 01 dinâmica para conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica:
Adoração com sinceridade
Objetivos:
Contextualizar
o tema da adoração de forma sincera, como advertiu o profeta Miqueias.
Refletir
sobre a vivência de um cristianismo autêntico.
Bíblia
– Salmo 9
Quadro
ou cartolina
Pincel
atômico ou marcador para quadro branco.
Procedimento:
-
Falem: Estudamos que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito
religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus.
- Em
seguida, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
-
Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e
sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir
seu coração (V1)
Lembrar
do que Deus fez (V2)
Alegrar-se
e louvar (V2)
Reconhecer
que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar
que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar
confiança no Senhor (V 11)
Pedir
misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se
na providência divina (V 14,16).
-
Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a
Deus?
- Em
seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos.
Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que
estão sendo escritas para a composição do Salmo.
-
Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se
possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário