Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 07: Pagarei o mal com o bem
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Pagarei o mal com o bem,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem que nesta aula, vamos
estudar sobre uma personagem da Bíblia, uma adolescente
israelita de nome desconhecido, que estava cativa na casa de
um general sírio.
Durante a semana(antes
da aula):
Peçam via whatsaApp(do grupo da
turma) que os alunos pesquisem sobre a
história desta adolescente.
- Solicitem para que os alunos, de
forma coletiva, narrem a história desta adolescente.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “No Lugar do outro”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o
título da lição);
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
- Narração da história de forma coletiva como resultado
da pesquisa;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica para contextualizar o tema.
Dinâmica: No lugar do
outro
Objetivo: Refletir sobre a atitude de se colocar no lugar do outro.
¼ da folha de papel ofício e caneta
para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel
ofício.
- Solicitem para que cada aluno
escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele
momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer
tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver
o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da
brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai
realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você
desejou.
- Então, os alunos deverão realizar
as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de
rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos para que realizem as atividades.
- Depois, falem: Esta é a
finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros,
que você não gostaria que fizessem com você.
- Falem: A personagem da aula de
hoje poderia ter ficado calada e não dizer como Naamã poderia ficar curado,
tendo em vista ele ser um homem sírio que estava em guerra com o seu povo. Mas,
ela teve uma atitude aplausível, mesmo escrava, teve compaixão, isto é, se
colocou no lugar daquele que estava doente de lepra e falou como ele poderia
ficar limpo.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens
vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH:
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica
desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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