Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 10: Doação de órgãos
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Doação de órgãos, escrevendo
no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Façam uma enquete com
os alunos, perguntando: Você é a favor da doação de órgãos?
Os alunos devem
responder sim ou não, escrevendo num papel que vocês devem disponibilizar.
Recolham os papéis e
façam o levantamento dos dados: quantos a favor e contra.
- Apliquem a dinâmica
“Doação de Órgãos”.
- Depois, façam as
seguintes perguntas para nortear o estudo sobre o tema.
O que é doação de
órgãos?
Quem pode doar órgãos?
Você conhece alguém que
está precisando de um transplante?
Você conhece alguém que
foi transplantado?
Você conhece alguém que
já doou órgãos ou sangue?
Aqui
está sendo utilizado método de Perguntas e Respostas.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição, o resultado da enquete); mas vocês podem escrever outras
informações;
Papéis para enquete;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e o resultado
da enquete;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica:
Doação de Órgãos
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre doação de órgãos.
02 cartolinas
01 pincel atômico preto
e outro vermelho
Procedimento:
- Organizem os alunos em
02 grupos. Um de meninos e outro de meninas.
- Falem: O grupo dos
meninos vão desenhar uma pessoa do sexo masculino. O grupo das meninas vão
desenhar uma pessoa do sexo feminino. Para tanto, forneçam 01 cartolina, 01
pincel atômico preto.
- Depois, falem(apontado
para os cartazes): Deus criou o homem e a mulher com o corpo funcionando de
forma saudável. Algumas pessoas desenvolvem doenças que precisam fazer um
transplante, isto é, receber um órgão, sangue ou medula óssea de alguém para
viver melhor ou continuar vivendo.
- Falem: Agora, vocês
vão desenhar nestas figuras quais órgãos do ser humano podem ser doados.
Vocês podem orientar os
alunos, caso eles tenham dificuldade.
Para isto, eles devem
usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que pode ser usado.
- Falem: Nesta lição,
vamos estudar sobre a doação de órgãos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário