Adultos
- O Plano
de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os
Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 07: O Ministério de Eliseu
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: O Ministério de Eliseu, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador
de quadro branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Falem que o ministério de
Eliseu foi marcado e confirmado por vários milagres; apresentem uma lista destes
milagres(numa folha de papel ofício para cada aluno ou num cartaz etc).
Depois, falem que nesta lição
vamos estudar 03 deles:
Água para 03 reis, os exércitos e os animais;
Multiplicação do azeite da viúva;
Tirou a morte na panela do ensopado.
A lista dos milagres numa folha de papel ofício
ou no cartaz é um recurso pedagógico.
- Perguntem: O que vocês entendem por Escola dos Profetas?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro e reserve.
Aqui está sendo utilizado o
método de Perguntas e Respostas.
- Depois trabalhem os seguintes pontos sobre a Escola dos
Profetas:
Objetivos, currículo, metodologia, livro texto, local, criador,
treinadores, alunos
Indicação de leitura/pesquisa:
Vocês podem encontrar estes itens acima na revista do 1º. Trimestre
de 2013, lição 12 – Eliseu e a Escola dos Profetas.
- Em seguida, perguntem: O que vocês agora entendem sobre a
Escola dos Profetas?
Esta é uma forma de avaliar o que foi transmitido e também
de modificação de ideias sobre o tema, mediante a primeira pergunta lançada
para a turma.
Aqui está sendo utilizado novamente
o método de Perguntas e Respostas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica "Operando em mim!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos
didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, lista
dos milagres numa folha de papel ofício ou no cartaz;
-
Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no
quadro o título da lição, as respostas dos alunos;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método de Perguntas e Respostas(02 vezes);
- Aplicação
de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Operando em mim!
Objetivos:
Contextualizar o tema “milagres
de Eliseu” com a vida dos alunos.
Oportunizar momentos de
socialização das bênçãos recebidas, como fortalecimento da fé a partir do que
Deus já nos concedeu.
Reconhecer o cuidado de Deus
para conosco.
01 rolo de papel toalha do
tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do
rolo de papel toalha não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos,
mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo
a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
Procedimento:
- Falem: O rolo de papel toalha
vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar,
lembrando que outras pessoas também precisaram dele. Enfatizem que o papel não servirá para uso de
higiene.
- Solicitem que cada aluno
conte quantas partes picotadas ele tem.
- Agora, orientem para ele
escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção
04 partes do papel: 04 bênçãos
- Estipulem no máximo 10
minutos para isto.
- Cantem ou falem,
conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas
procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo
vão,
Conta as muitas bênçãos,
dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as
quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!”
- Depois, escolham um aluno
que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que
socializem com o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que
não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem
que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas
são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
- Na lição de hoje, estudamos
sobre o ministério de Eliseu, enfatizando os milagres. E nesta dinâmica, vocês
puderam contar o que Deus já fez por vocês(bênçãos, milagres etc.)
Ideia da utilização do rolo de
papel toalha para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.
5 comentários:
Muito obrigada pelas dinâmicas maravilhosas. Que o Senhor continue te abençoando!
Suas postagens são benção pra mim!
Luigia muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou das dinâmicas. Faça bom proveito.
Joelma, muito obrigada por sua visita ao blog.
Fico feliz ao saber que as postagens são bênçãos para você.
Faça bom proveito.
Irmã Sulamita eu gosto muito do seu material, creio que tem ajudado muitos professores da EBD por todo o Brasil.
Como faço pra entrar em contato?
Postar um comentário