Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Lição 06: Jonas: Deus Ama quem Você Detesta
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Jonas:
Deus Ama quem Você Detesta.
Utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem, apontando para o título da lição: De acordo com este título, qual seria
o profeta a quem se refere esta expressão?
Aguardem
as repostas. Espera-se que os alunos apontem o nome do profeta Jonas. Caso não
descubram qual é o profeta, falem que é Jonas.
Aqui
está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois,
utilizem a dinâmica
“Viajando com Jonas”.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Utilizem um mapa(ver abaixo) para mostrar para os alunos a distância geográfica
entre Nínive e Társis, de acordo com suas possibilidades:
Opção
02: Mapa pequeno para cada aluno.
Opção
03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e
equipamento.
Mapa
é um recurso didático. A utilização do
mapa torna a apresentação documentada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Método
de Perguntas e Respostas;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Viajando com Jonas
Objetivo: Refletir sobre a obediência à vontade de Deus.
Material:
Malinha
com numeração 01 – colocar dentro a palavra DESOBEDIÊNCIA
Malinha
com numeração 02 – colocar identificação fora da mala PRONTO SOCORRO e dentro a
palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
Malinha
com numeração 03 – colocar dentro as palavras OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
Procedimento:
-
Falem: Nesta lição, vamos fazer uma viagem com o profeta Jonas, utilizando navio
e “submarino”, permanecendo por 03 dias no hotel subaquático no mar
Mediterrâneo.
Vamos
embarcar!
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barco, usando a técnica da dobradura.
-
Falem: já estamos no navio, vamos ver o que Jonas colocou dentro da mala 01. Ao
abri-la vocês vão encontrar a palavra DESOBEDIÊNCIA. O profeta Jonas mudou a
rota da viagem, não obedecendo a ordem divina de pregar o evangelho em Nínive!
-
Perguntem: O que pode acontecer quando desobedecemos a Deus?
Aguardem
as respostas.
Peça
para que um aluno relate sucintamente o que aconteceu com Jonas.
-
Falem para os alunos que o mar revolto pode representar as situações adversas
que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo
que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento
refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa
falar para os colegas.
-
Continuem: Agora, lançado ao mar, Jonas entrou num “submarino”, o ventre do
grande peixe e permanece por 3 dias neste “hotel”, cuja permanência foi
angustiante, mas clamou ao senhor e obteve resposta.
-
Perguntem: O que está lhe angustiando, nesta viagem, neste momento de sua vida?
O que fazer?
Então,
abram a malinha 02 PRONTO SOCORRO e vocês encontrarão as palavras CLAMOR e
ORAÇÃO.
-
Falem: Nos momentos de muita angústia, o socorro é orar, clamar ao Senhor.
-
Leiam: Sl 120.01 “Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu”.
-
Façamos como Jonas e o salmista, vamos também clamar a Deus por Misericórdia.
-
Depois, perguntem: Alguém deseja voltar, não acompanhando Jonas nesta viagem
agora para Tarsis, lugar completamente oposto a orientação divina?
Certamente
as respostas serão positivas.
-
Falem: Há somente um caminho para ser bem-sucedido.
Abam a malinha 03 e vocês encontrarão:
OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
-
Para finalizar, enfatizem que fazer a vontade de Deus é a melhor das opções,
pois obedecer a Deus é coisa de quem tem juízo.
Por Sulamita Macedo.
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