Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Lição 09: Habacuque: A Fé como Forma de Vida
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Habacuque: A Fé
como Forma de Vida.
Utilizem um marcador de
quadro branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será
sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que
compõem os Profetas Menores.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem um mapa para mostrar para
quem o profeta Habacuque profetizou e qual o teor de sua mensagem.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Ao trabalhar o item III, leiam o texto
“Pés Rápidos”, que faz referência ao livro de Habacuque 3.19.
Texto de reflexão é um recurso didático que possibilita a ampliação de um tema em estudo.
- Para concluir, utilizem a dinâmica: Habacuque – Abraço.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco,
mapa e texto de reflexão;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.
Dinâmica: Habacuque - Abraço
Objetivos:
Trabalhar o significado dos nomes dos alunos e dos profetas menores,
enfatizando que “abraço” é o significado do nome de Habacuque.
Promover momento de socialização, demonstrando afeto através do abraço.
Material:
Papel com o nome do aluno e seu significado
Procedimento:
- Falem sobre o significado dos nomes dos profetas menores estudados até
a aula de hoje.
Oseias – Salvação
Joel – O Senhor é Deus
Amós – Carregador de fardos
Obadias – Servo do Senhor
Jonas – Pombo
Miqueias – Quem é semelhante a Jeová
Naum – Consolo
Habacuque – Abraço
– Depois entreguem para cada aluno o significado do nome dele em um
cartão pequeno.
Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos. Aliás, todo professor
deve saber o nome dos seus alunos!
Depois, procurar em sites o significado do nome de cada aluno. É uma
pesquisa que requer paciência, pois há necessidade de procurar em vários sites.
Há nomes que vocês não encontrarão o significado. Então, ao entregar o
papel sem o significado, peçam ao aluno para que fale o que sabe sobre seu
nome, quem escolheu etc.
– Agora, enfatizem que ABRAÇO é o significado do nome do profeta Habacuque.
Depois, falem: A gente poderia pedir para que vocês se abraçassem. Mas,
neste período de Pandemia não é recomendável.
Vejam o que a Bíblia nos adverte em Ec 3.1b e 5b:
“… há tempo para todo o propósito debaixo do céu. …tempo de abraçar e
tempo de afastar-se de abraçar.”
Que tal falar para os colegas do lado qual o significado do seu nome?
– Então, falem: É interessante abraçar enquanto nossos colegas e
familiares estão perto, então aproveitemos as oportunidades e tenhamos
expressões de afeto, carinho etc. Porém, vamos abraçar após este tempo de
protocolos de segurança contra a Covid.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Pés Rápidos
Fui ao Chile para uma conferência bíblica e estava
no hotel, descansando, quando um jogo de rúgbi apareceu na televisão. Embora eu
não entenda muito bem esse jogo, gosto de assisti-lo e admiro a coragem que é
necessária para se praticar um esporte tão perigoso.
Durante o jogo, um dos jogadores franceses se machucou
e teve que ser retirado do campo. Enquanto os treinadores o atendiam, a
televisão mostrou de perto suas chuteiras. O jogador havia escrito com caneta
preta as palavras: “Habacuque 3.19” e “Jesus é o caminho”. Tais expressões de
fé e esperança foram um forte testemunho das prioridades e valores daquele
jovem atleta.
O versículo citado no calçado daquele jogador não é
apenas um que fala de esperança celestial e perseverança na fé. É um versículo
de valor prático, especialmente para um atleta que depende da velocidade para
conseguir sucesso. Ele diz: “O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os
meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos”.
Em tudo na vida,
precisamos das forças e da provisão de nosso Deus. Somente ele pode nos dar
“pés” que são rápidos e fortes. Somente ele pode equipar-nos para todas as
incertezas da vida, pois somente ele é a nossa força. Como Paulo, podemos estar
seguros: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês” (Filipenses 4.19).
WEC
Fonte: Nosso Andar Diário
0 comentários:
Postar um comentário