Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 08: A ameaça do terrorismo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: A ameaça do Terrorismo, escrevendo no quadro
branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Organizem os alunos em círculo e
nesta Roda de conversa peçam parara que os
alunos falem sobre terrorismo que vem acontecendo nestes últimos anos.
Reflitam sobre o que tem originado
esta onda de terrorismo, quais as localidades onde estão acontecendo e quem
promove este tipo de violência.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Proteção 24 horas”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização
de recursos didáticos:
quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição);
-
Método audiovisual: o quadro branco com título da lição;
- Utilização
da estratégia de ensino: Roda de conversa;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Proteção 24
horas
Objetivo: Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos
em Deus.
Material:
Figuras de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
- Após trabalhar o que trata Zc 2.
4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a glória de Deus como um muro de
fogo) falem que historicamente as cidades tinham muros que serviam de proteção
para o povo contra os ataques dos inimigos.
- Falem para os alunos sobre o
cuidado que temos com a proteção tanto pessoal como também do patrimônio que
temos.
Falem ainda sobre a falta de
segurança que vivenciamos atualmente, com o aumento da violência social.
- Depois, perguntem: O que nos
protege da insegurança que vivenciamos?
Aguardem as respostas. Certamente,
alguns confirmarão que somente possuem a proteção divina, outros, além desta,
vão falar de segurança eletrônica e/ou armada, atenção ao que acontece ao redor
etc
- Apresentem algumas figuras de
fortalezas e torres que sua cidade possui ou mesmo de outros lugares.
Falem sobre a construção de
fortalezas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para
promover segurança. Além disso, falem sobre as torres que possuem faróis que
serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também
segurança para os navegantes.
- Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e
fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Perguntem: Quem é a nossa
fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham
observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!
- Falem: Temos uma torre forte na
qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é luz para
nosso caminho.
- Depois, perguntem se há algum
aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.
Certamente, haverá.
Então, peçam para que a turma faça
um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos deixem o círculo
bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam fortalecidos pelo
cuidado e proteção dos colegas.
Depois, façam uma oração pelos que
estão dentro do círculo, para que sintam segurança e proteção 24 horas da torre
forte e da fortaleza que é Deus.
- Para concluir, leiam
conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e
fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário