Adultos
- O Plano
de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os
Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 08: Naamã É Curado da Lepra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: Naamã é Curado da Lepra, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador
de quadro branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Apontem para o quadro e
sublinhem o nome Naamã e proponham uma contação de história sobre Naamã, solicitando ajuda dos alunos.
Ao
fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Naamã, está sendo utilizado o
Conhecimento prévio, isto é, conhecer o
que os alunos já sabem.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Passos para a vitória!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro branco, 01 marcador para quadro branco;
-
Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no
quadro o título da lição e sublinhar o nome Naamã;
-
Participação dos alunos na aula;
- Contação
de história com conhecimento prévio;
- Aplicação
de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica:
Passos para a vitória
Objetivo:
Contextualizar o tema da aula
com a vida dos alunos.
Material:
Figuras do contorno de pés
humanos(ver quantidade no procedimento)
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 pincel atômico
Procedimento:
- Falem: acabamos de estudar
sobre o personagem Naamã, a atuação do profeta Eliseu e intervenção de Deus
dando-lhe cura.
- Perguntem aos alunos: O que
pode representar os 07 mergulhos de Naamã no rio Jordão?
Aguardem as respostas dos
alunos.
Certamente, vão girar em torno
de: coragem, dependência, fé, obediência, humildade, perseverança, esperança, gratidão,
cura etc.
Escrevam as respostas num quadro.
- Falem: O que vocês apontaram
nos mostra que Naamã recebeu sua cura sobre a doença da lepra, porque obedeceu
a forma de Deus agir.
- Falem: Para a nossa vitória
diante das lutas que enfrentamos é necessário mergulhar diante de Deus.
Para isso, precisamos dar
vários passos nesta direção.
- Apresentem as figuras do
contorno de vários pés humanos.
- Perguntem: quais devem ser
os passos que precisam ser dados para alcançar a vitória?
Aguardem as respostas.
Podem ser citadas: fé, comunhão
com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, perseverança etc.
Escrevam cada palavra em 01 figura
do pé, utilizando pincel atômico.
A quantidade de figuras dos pés
vai depender do número de palavras citadas.
Coloquem estes pés com os
nomes escritos no piso formando um caminho.
- Peçam para que os alunos
observem o caminho formado e reflitam sobre o que precisar ser feito ou continuar
perseverando no propósito antes firmado.
Agora, para representar a
atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo caminho.
Para concluir, leiam:
“...
Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a
esquerda”(Isaías 30:21b).
Por Sulamita Macedo.
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