Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 06: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador
de quadro branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Apresentem um mapa para
mostrar a localização de Gilgal, Betel, Jericó e do rio Jordão, que são citadas
na narrativa bíblica da leitura em classe.
- Perguntem: O que
significa a expressão proferida por Elizeu: “Peço-te que haja porção dobrada de
teu espírito sobre mim”(II Rs 2. 9)?
Aguardem as respostas. Observem
atentamente cada resposta e anote-as no quadro branco. Acrescentem
outras informações, se necessário.
Aqui está sendo utilizado o
método de Perguntas e Respostas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Imagem Refletida”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco,
mapa.
-
Método audiovisual: 03 formas de utilização do quadro branco: escrever no
quadro o título da lição, as respostas dos alunos e ixar o mapa;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método de Perguntas e Respostas;
- Aplicação
de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Imagem Refletida
Objetivo: Refletir sobre o
legado de Elias para seu sucessor e para os líderes atuais.
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho ou vidro
Papel ofício cortados em pedaços
Procedimento:
- Falem: Vivenciamos a
liderança no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no
trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de líderes. Esta lição enfatiza o exemplo do profeta
Elias para seu sucessor Elizeu.
- Apresentem os dois espelhos
e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar
sobre o tipo de imagem refletida.
- Perguntem: Qual espelho
representa a imagem de Elias para Elizeu? Por quê?
- Depois, falem que Elizeu,
discípulo de Elias, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo,
refletindo até uma imagem ampliada do seu Mestre.
- Pequem os dois espelhos e
falem:
O que nossos líderes estão
refletindo?
O que estamos refletindo, como
líderes?
- Trabalhem com a turma o
conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa
liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
- Para concluir a aula, distribuam dois
pedaços pequenos de papel ofício e solicitem aos alunos para destacarem um
ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem ou de seus líderes;
não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa cartolina,
separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características
precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
- Agora, limpem o espelho
embaçado e perguntem: Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, enfatizem os
pontos do legado de Elias.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário