Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 08: Relacionando-se com a família
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com a família, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Convivência em Revisão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição);
Material
da dinâmica;
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Convivência em
Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há
vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de
nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que
servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar,
dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os
excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes
objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar
seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o
que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em
excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações
benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que
nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um
breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos
membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário