Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 10: Não recuamos
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Não recuamos,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Nesta lição,
vamos estudar sobre 03 personagens bíblicos: Sadraque, Mesaque e Abedenego, personagens
da lição passada que aparecem aqui com nomes babilônicos.
Por curiosidade, escrevam
no quadro branco a correlação entre os nomes destes 03 jovens:
Nome de origem(Judeu) |
Nome babilônico |
Hananias |
Sadraque |
Misael |
Mesaque |
Azarias |
Abdenego |
- Em seguida, utilizem a
dinâmica “Na Fornalha de hoje”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e
tabela com os nomes dos 03 jovens); mas vocês podem escrever outras
informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a tabela
com a correlação dos nomes dos 03 rapazes;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.
Dinâmica:
Na Fornalha de hoje
Objetivo:
Refletir sobre o que
pode representar a “fornalha” na atualidade.
Material:
01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre
03 jovens judeus que foram jogados na fornalha porque preferiram ser fiéis a Deus,
não se prostrando diante da estátua do rei. Mas, neste momento de extrema
dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles,
guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há momentos que também
nos sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na fornalha devido a
pressão dos colegas.
- Solicitem agora para
que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se
estivessem na fornalha.
Para tanto, peçam para
que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual
foi o problema e como se saiu da situação. Caso a chama se apague antes do
aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa forma, isto é, com
o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se
apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.
- Ao término de cada
relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.
- Para concluir, façam
uma oração pelos alunos para permanecem firmes diante de tantos apelos
mundanos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário