RSS

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?  

Lição 06: Lidando com as emoções

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Lidando Com as Emoções, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Alegria está no ar”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: A Alegria está no ar

Objetivo: Refletir sobre os obstáculos à alegria.

Material:

Cadeiras para cada aluno

CD player ou outro objeto que emita som ou música.

Procedimento:

- Organizem as cadeiras em círculo, com a parte das costas voltadas para o centro.

- Forneçam as seguintes orientações:

1º. Momento: cada aluno ficará em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma cadeira para sentar.

2º. Momento: retirar uma cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.

3º. Momento:

Reflexão sobre a alegria, o entusiasmo do início da atividade.

No início havia cadeiras para todos, a alegria está disponível para todos.

Quais os obstáculos para continuar na brincadeira?

Somente a retirada da cadeira?

Houve algum motivo diferente?

Algum colega empurrou?

Você não procurou participar da brincadeira?

- Para encerrar falem sobre os obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos a fonte da alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.

Ideia original da brincadeira das cadeiras desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.

0 comentários: