Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 06: Lidando com as emoções
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Lidando Com as Emoções, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“A Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição);
-
Método audiovisual: quadro branco com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Alegria está no ar
Objetivo:
Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Cadeiras para cada aluno
CD player ou outro objeto que
emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em
círculo, com a parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes
orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará
em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos
devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma
cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma
cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação
pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
3º. Momento:
Reflexão sobre a alegria, o
entusiasmo do início da atividade.
No início havia cadeiras para
todos, a alegria está disponível para todos.
Quais os obstáculos para
continuar na brincadeira?
Somente a retirada da cadeira?
Houve algum motivo diferente?
Algum colega empurrou?
Você não procurou participar
da brincadeira?
- Para encerrar falem sobre os
obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos a
fonte da alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.
Ideia original da brincadeira das
cadeiras desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário