Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 09: A utilização de células-tronco
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A utilização de células-tronco, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Células-tronco”, para introduzir o
estudo sobre este tema.
- Em seguida, apresentem e reflitam sobre isto com os alunos. Para isto,
é necessário que vocês tenham lido e aprofundado sobre o tema, além do que está
exposto na revista de lições bíblicas.
- Depois, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição);
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Células-tronco
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre células-tronco do ponto de vista da ciência e
da Bíblia.
Material:
02 óculos
Observação:
Se preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores
variadas.
Procedimento:
- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a utilização de células-tronco,
do ponto de vista da ciência e da Bíblia.
- Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão
científica sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica
sobre o tema.
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem:
O grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência.
Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.
O grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia.
Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.
O material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da
revista de vocês.
- Perguntas para o grupo 01:
O que é células-tronco?
Quais os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?
Perguntas para o grupo 02:
O que é células-tronco?
Os argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o
desenvolvimento de células-tronco? Por quê?
- Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai
apresentar, deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo). Vocês,
professores, devem estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se
necessário, algumas informações emitidas pelos alunos.
- Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da
Bíblia sobre as células-tronco. Agora, vamos aprofundar este tema.
- Agora, apresentem outras informações.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário