RSS

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Lição 09: A utilização de células-tronco

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A utilização de células-tronco, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a dinâmica “Células-tronco”, para introduzir o estudo sobre este tema.

- Em seguida, apresentem e reflitam sobre isto com os alunos. Para isto, é necessário que vocês tenham lido e aprofundado sobre o tema, além do que está exposto na revista de lições bíblicas.

- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Células-tronco

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre células-tronco do ponto de vista da ciência e da Bíblia.

Material:

02 óculos

Observação:

Os óculos devem ser confeccionados com cartolina, um azul e o outro amarelo.

Se preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores variadas.

Procedimento:

- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a utilização de células-tronco, do ponto de vista da ciência e da Bíblia.

- Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão científica sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica sobre o tema.

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Falem:

O grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.

O grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.

O material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da revista de vocês.

- Perguntas para o grupo 01:

O que é células-tronco?

Quais os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?

Perguntas para o grupo 02:

O que é células-tronco?

Os argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o desenvolvimento de células-tronco? Por quê?

- Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai apresentar, deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo). Vocês, professores, devem estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se necessário, algumas informações emitidas pelos alunos.

- Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da Bíblia sobre as células-tronco. Agora, vamos aprofundar este tema.

- Agora, apresentem outras informações.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: