Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 09: O Reinado de Joás
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o
título da lição: O Reinado de Joás, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Durante a semana,
através do grupo de WhatsApp da turma, proponham aos alunos para realizar
uma pesquisa sobre a vida do rei Joás e outros personagens que contribuíram
para sua história de vida.
Agora, no momento da
aula, peçam para que os alunos falem sobre o que pesquisaram. Orientem para que
as informações não se repitam.
Utilizem um mapa para mostrar que
Joás reinou em Judá(Reino do Sul) e qual o teor de sua mensagem.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- Para concluir,
utilizem a dinâmica “Frutificando até o fim”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de
recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e
material da dinâmica;
- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição; mas vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Pesquisa antecipada sobre a biografia do rei Joás;
- Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Frutificando
até o fim
Objetivos:
Contextualizar o tema
das 02 fases da vida do rei Joás com a vida dos alunos.
Refletir sobre o
cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Enfatizar a fidelidade
a Deus e a Sua Palavra.
½ folha de papel ofício
para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
- Falem: Estudamos
sobre as 02 fases da vida do rei Joás. Ele teve boas sementes plantadas em seu
coração que tiveram crescimento quando observou as orientações do sacerdote
Joiada.
Porém, depois da morte
de Joiada, Joás deu atenção aos apelos de outros que semearam ideias que
levaram o rei a cometer atos não aprovados por Deus, abandonando os mandamentos
divinos.
- Depois desta fala
introdutória, afirme: Assim também
acontece na vida cristã; daí a importância das boas sementes no solo do nosso
coração.
- Em seguida,
distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Orientem para que
eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes à
mostra(do lado direito).
– Agora, solicitem que
eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o
aluno deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou
sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento
mais forte quer derrubá-la?
No solo, deverá
escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas.
Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore,
deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore
espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
– Depois, falem:
Temos plantado boas
sementes em solos bem-preparados, receptivos a Palavra de Deus?
É tempo de buscar o
Senhor com sincero arrependimento, semear pensamentos e atitudes certas e continuar
crescendo espiritualmente.
– Para finalizar,
leiam:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na
roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei
medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de
águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo
quanto fizer prosperará”(Salmo 1. 1 a 3).
Por Sulamita Macedo.
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