Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 07: Catástrofes naturais
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Catástrofes Naturais, escrevendo no quadro
branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Peçam
para que os alunos
apontem nomes de catástrofes naturais. Escrevam no quadro cada uma delas.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e
contextualizada.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
concluir, apliquem a dinâmica “Os
Sinais”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição, nomes de catástrofes naturais);
-
Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e nomes de catástrofes naturais;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Os Sinais
Objetivo: Estudar sobre os sinais que antecedem a Vinda de
Jesus.
Para
o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de
Jesus.
Para
o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e
reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os
sinais que antecedem a vinda de Jesus.
Grupo
01: jornal falado
Grupo
02: Jornal escrito.
-
Forneçam o material, conforme descrição acima.
-
Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
-
Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso
necessário.
-
Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas o resultado de seu
trabalho. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para
os “repórteres” apresentarem as notícias.
-
Para finalizar, leiam:
“Ora
quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa
cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário