Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 08: Fazendo a diferença
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Fazendo a diferença,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Na aula de hoje, vamos
estudar sobre uma criança de oito anos que se tornou rei. Isto mesmo! O nome
dele é Josias.
Durante a semana(antes
da aula):
Utilizando o WhatsApp da turma,
orientem os alunos para que leiam os capítulos 34 e 35 de II Crônicas, que
tratam do rei Josias.
Pedir para que eles escolham 03
atos do rei Josias para apresentar na aula da EBD.
No momento da aula: Peçam para que os alunos falem sobre os 03 atos que eles escolheram
sobre o rei Josias.
Escrevam estes atos numa folha de papel
madeira, utilizando pincel atômico.
Folha
de papel madeira e pincel atômico são recursos didáticos.
Caso algum ato seja citado mais de
01 vez, não precisa escrever novamente.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e
contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição);
01
folha de papel madeira e pincel atômico;
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o cartaz com os
atos do rei Josias;
- Leitura orientada de um texto bíblico para utilização
das informações na aula;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica para contextualizar o tema.
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Refletir sobre o princípio da
semeadura e da colheita.
Contextualizar o exemplo do rei
Josias para a vida dos alunos.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito de
vários materiais)
01 cesta pequena com sementes
variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo
cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o
homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da
semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos
entendem sobre isto.
- Depois, apresentem um bumerangue
e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o
bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele
que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura é como
um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que
falou e praticou.
- Estudamos nesta lição quais as
ações que foram desenvolvidas pelo rei Josias. Ele plantou boas sementes e teve
resultados positivos no seu reinado.
- Perguntem:
O que vocês estão plantando?
Que tipos de sementes estão
semeando?
O que estão colhendo?
- Perguntem: Que tipo de sementes
estamos semeando? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com
as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes
e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os
alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6.
7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a
quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia
pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também
ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes
que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais
para que brotem.
Depois façam uma relação disto com
as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados
e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário