Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 09: Decidi ser fiel a Deus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Decidi ser fiel a Deus,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Nesta lição, vamos
estudar sobre o tema da fidelidade a Deus, através do exemplo do jovem Daniel e
de seus 03 amigos: Hananias, Misael e Azarias.
Escrevam estes 04 nomes
próprios no quadro.
- Façam um breve relato
sobre o episódio da vida de Daniel e seus amigos ou se preferir apresentem
parte de um filme, reflitam sobre as atitudes de Daniel e seus colegas, enfatizando:
. A convivência com
pessoas de outras culturas e costumes.
. As influências, as
pressões que recebiam.
. A decisão de não se
contaminar – o livre arbítrio.
. O resultado.
Vejam as condições
adequadas de espaço e equipamentos para exibir o filme. Veja o filme e escolha
somente o que interessa para a aula.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e
contextualizada.
- Em seguida a dinâmica
“Marionete”, que tem como objetivo refletir sobre a integridade de caráter de Daniel
e seus colegas e contextualizar este exemplo com a vida cristã atual com relação
aos apelos mundanos.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição,
nomes dos 04 personagens e parte de um filme);
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o cartaz
com os 04 nomes, exibição de parte de um filme);
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema.
Dinâmica:
Marionete
Objetivos:
Refletir sobre a integridade de caráter de Daniel e seus colegas.
Contextualizar este
exemplo com a vida cristã atual.
Material:
01 fantoche ou marionete
de uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se
manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de
cordões.
No Departamento
Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do
fantoche não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a
manipulação de pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche
e perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
digam que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por
meio de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos
manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que
05 alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize
várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações
dos alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular
pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos
acharam de repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar
um fantoche para vocês?
O que o fantoche e a
situação apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos
afirmam.
- Depois, falem: O
fantoche ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula.
Não possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido
figurado, chamar alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa sem firmeza de
caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e
seus colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a
adotar o padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles
estavam sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da
cultura judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno
leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção
das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos
eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto
aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também acontece
conosco.
Nesse momento, falem
sobre o que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso
relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos
manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o
resultado de uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra.
Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro
jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e
sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em
que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante
de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles;
entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e
Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de
sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez
vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu
reino”.
- Perguntem: Que
resultados também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante
dos apelos do mundo?
Aguardem as respostas
dos alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl
2:8).
Por Sulamita Macedo.
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