Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 10: Relacionando-se com a sociedade
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Relacionando-se com a Sociedade, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para exemplificar como
deve ser a atitude do cristão diante da sociedade, utilizem a dinâmica “Luz
do Mundo” e “Sal da Terra”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material das duas dinâmicas;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e as demonstrações
das 02 dinâmicas;
- Utilização de 02 dinâmicas;
- Participação dos alunos na aula.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a
atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de
fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é
luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição
vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no
prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando
pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato
e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que
estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de
gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o
copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que
aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se
apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar
deste procedimento?
- Para finalizar,
leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macêdo.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão
sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de
sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção
dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos
com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro
de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao
lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no
último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual
situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as
respostas.
É comum haver votação
para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve
ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e
02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03:
Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o
sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois
de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem
o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário