Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 06: Eutanásia
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Depois, falem: Na lição de hoje,
vamos estudar sobre a Eutanásia. Escrevam este nome no quadro branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem o que é Eutanásia.
Aguardem as respostas.
Aqui vocês estão utilizando
o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “Eutanásia”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever 01 palavra);
-
Método audiovisual: o quadro branco com a palavra “eutanásia”;
- Método
de Perguntas e Respostas;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Eutanásia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
01 pequeno texto para cada
aluno(vejam no procedimento)
01 celular ou outro objeto com
pilha
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a
seguinte situação por escrito:
A bateria do seu celular está
descarregada. Então, quando você coloca o celular para carregar, falta energia.
E agora? O que eu vou fazer sem celular, sem internet? Ligar a TV não pode,
pega o notebook da irmã, que a bateria não funciona mais, mas havia a
possibilidade de ligar direto na tomada. Mas, sem energia? Você está sem
conexão virtual com o mundo, com as pessoas. Você decide sair de casa e pede
para alguém da casa levá-lo para o shopping, mas o controle do portão não
funciona. E agora, como você se sente
diante desta situação?
- Orientem para que eles leiam e
reflitam sobre esta situação.
- Observem atentamente qual a
reação deles e o que eles vão falar sobre isto.
Certamente vão falar que se sentem
muito incomodados diante de todos estes problemas devido a falta de energia,
principalmente pelo fato de não terem acesso a internet, a conexão com o mundo,
com as pessoas.
- Depois, falem: Algo que não era
de seu domínio, a falta de energia, pode causar vários transtornos para você,
impossibilitando o contato com as pessoas e até dificuldade para sair de casa.
E quando alguém decide por cortar a
“energia” de alguém, isto é, o fio da vida, consentindo com a Eutanásia,
desconectando-o do mundo e do convívio com seus familiares?
- Em seguida, façam a seguinte
demonstração:
Apresentem um celular ligado ou
outro objeto que tenha pilha, depois vocês retiram a bateria do celular ou as
pilhas do outro objeto.
Falem: É como este objeto que sem a
força da energia contida na bateria não funciona, assim é vida de pessoas que
estão doentes e que podem ter a vida interrompida intencionalmente.
Aqui foi demonstrado de forma
simples o que pode causar a falta de bateria de um objeto e quando isto se
relaciona com a vida de uma pessoa?
O doente tem sua “energia cortada,
interrompida” pela decisão de alguém, que consente na morte provocada,
desligando os aparelhos e por consequência do mundo e das pessoas.
- Perguntem: Isto é justo?
Aguardem o posicionamento dos
alunos.
- Em seguida, iniciem o estudo
sobre o tema, que certamente devem ser abordados os diferentes posicionamentos
sobre a Eutanásia, enfatizando os princípios bíblicos que envolvem o assunto.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário