RSS

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?  

Lição 09: Exercitando a inteligência

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Exercitando a Inteligência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Hábitos de Estudo”.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Hábitos de Estudo

Objetivo: Estimular o hábito de estudar.

Material:

Quadro ou cartolina

Material digitado sobre hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno

Procedimento:

1 - Perguntem: Como vocês se organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.

2 - Depois, peçam para que os alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.

3 - Analisem as respostas e as encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos conteúdos.

4 - Agora, peçam para que os alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.

5 - Falem: Vamos ver agora algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):

- Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.

- Organize um horário fixo de estudo, crie uma rotina diária.

- Procure um local de estudo com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a TV, celular...).

- Procure manter o foco de sua atenção na leitura, não se distraia.

- Tenha perto de você o que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.

- Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer anotações.

- Leia de preferência durante o dia.

- Leia o texto em voz alta e depois procure escrever as ideias principais.

- Organize suas anotações e dúvidas.

- Realize pesquisas em livros, revistas e sites confiáveis.

- Revise a matéria no dia da explicação do professor.

- Fazer um cronograma com as atividades e avaliações a serem realizadas.

6 – Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem mais dificuldade?

Aguardem as respostas e mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de estudo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: