Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 09: Exercitando a inteligência
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Exercitando a
Inteligência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Hábitos de Estudo”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de
que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição);
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Hábitos de Estudo
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre hábitos de estudo(vejam no
procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se organizam para
estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
2 - Depois, peçam para que os alunos façam uma
encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as encenações,
questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os alunos apontem
atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora algumas ações
importantes para que haja maior aproveitamento nos estudos(entreguem estas
orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente
seu planejamento.
- Organize um horário fixo de estudo, crie uma
rotina diária.
- Procure um local de estudo com iluminação
adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a
TV, celular...).
- Procure manter o foco de sua atenção na leitura,
não se distraia.
- Tenha perto de você o que vai usar, como: papel,
caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar
uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer anotações.
- Leia de preferência durante o dia.
- Leia o texto em voz alta e depois procure
escrever as ideias principais.
- Organize suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros, revistas e sites
confiáveis.
- Revise a matéria no dia da explicação do
professor.
- Fazer um cronograma com as atividades e
avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem
mais dificuldade?
Aguardem as respostas e mostrem a importância
dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que aparecerão, dessa
forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário