Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Lição 08: Naum: Até onde vai a Paciência de Deus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Iniciem
a aula, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Naum, o sétimo de
uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores. A lição tem como título Naum: Até onde vai a Paciência de Deus.
- Apresentem
o título da lição, escrevendo
no quadro: Naum: Até onde vai a
Paciência de Deus.
Utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Mapa
é um recurso didático. A utilização do
mapa torna a apresentação documentada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica
“Paciência...”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa e
figuras;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método audiovisual: quadro com o título da lição, mapa e figuras;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Paciência...
Objetivo: Exercitar a tolerância com o próximo.
- 03
palavras digitadas: SENHOR, VINGANÇA e CONTRA
- 01
texto(veja abaixo no procedimento).
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Entreguem para o grupo 01 a palavra VINGANÇA, para o grupo 02 a palavra CONTRA.
Todos deverão saber quais as palavras do seu grupo como também do outro grupo.
-
Falem: Será lido agora um texto e quando for lida a palavra que vocês
receberam, o grupo deverá ficar em pé imediatamente e depois sentar-se. Quando
for lida palavra SENHOR todos deverão ficar em pé(se sua classe não for dentro
do templo, os alunos podem bater palmas ao invés de ficar em pé).
Texto para leitura: Naum 1. 2, 3 e 9
“O
SENHOR é um Deus zeloso e que toma VINGANÇA; o SENHOR toma VINGANÇA e é cheio
de furor; o SENHOR toma VINGANÇA CONTRA os seus adversários e guarda a ira
CONTRA seus inimigos.
O
SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por
inocente; o SENHOR tem seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são
o pó dos seus pés.
Que
pensais vós CONTRA o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará
por duas vezes a angústia”.
-
Comecem a ler o texto e parem após a leitura do primeiro versículo e falem:
acho que alguém não entendeu ou não teve atenção, foi só um ensaio. Mas, vamos
recomeçar.
Então,
reiniciem a leitura e observem o comportamento dos alunos com relação a
tolerância ao colega que não está realizando a ação de forma rápida ou até
mesmo porque não está atento ou não prestou atenção as orientações dadas no
início da dinâmica. Não corrijam nenhuma atitude, mas continuem lendo o texto
até o final.
-
Agora, trabalhem com os alunos as seguintes ideias:
Estar
pronto para praticar algo é necessário conhecer a orientação e obedecer.
Estar
atento para ouvir se o comando é para você e para o grupo.
Ser
tolerante com o colega que não apresentou a atenção aos comandos.
Até
que ponto a tolerância pode continuar?
Há
alguém que está cometendo erro de forma deliberada ou não, como proceder?
Há
alguém que errou no início e depois desistiu?
Há
alguém que, mesmo cometendo erros no início, depois procurou ter atenção as
regras e obedeceu?
-
Agora, façam relação dessas ideias com a situação dos ninivitas e também a
nossa realidade hoje e depois falem sobre a misericórdia de Deus para conosco e
que a porta da graça hoje está aberta, mas haverá um tempo que será fechada e
será tarde demais para o arrependimento.
Por
Sulamita Macedo.
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