Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Lição 04: Mas eu nasci assim...
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, afirmando que há 04 tipos de temperamentos:
Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro
ou cartolina.
-
Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os
quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta
conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem
tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico
todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre
se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando
dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático
que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não?
Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).
-
Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de
temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?
-
Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a realização do teste para descobrir
qual o temperamento predominante no aluno, lembrando-lhes que sempre há a
mistura de dois ou três deles em uma pessoa.
Façam
cópias dos tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 26, e
trabalhem as características com os alunos. Se não souberem o significado de
alguma palavra, procurem no dicionário.
Indico
ainda alguns sites, nos quais vocês encontrarão outros modelos de teste.
www.artigonal.com
/como-e-seu-temperamento-faça-o-teste
-
Vocês também podem trabalhar os tipos de temperamentos com exemplos de
personagens bíblicos, veja em www.edificacaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência” e depois leiam o texto de reflexão "O Menino, o Martelo e os Pregos".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência
Objetivo:
Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou
promovido nos relacionamentos.
Material:
½ folha de papel ofício, lápis grafite e borracha.
Procedimento:
-
Distribuam ½ da folha de papel oficio para cada aluno.
-
Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o
que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e
dorme etc.
-
Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
-
Depois, falem:
Vocês
observaram que todos aqui são diferentes?

Então,
como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa
comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O
que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento
para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
-
Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado
situações conflitivas. Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu? Há
características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem
que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está
legal.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Observação:
Ao ler façam a demonstração utilizando um pedaço de madeira, 03 ou mais pregos
e 01 martelo.

No primeiro dia, o garoto
havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O
menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na
cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle
sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu
que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram
passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia
mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a
cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autor
desconhecido.
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