RSS

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Adultos - Homens dos quais o mundo não era digno — O Legado de Abraão, Isaque e Jacó  

Lição 13: O Legado de Fé de Abraão, Isaque e Jacó

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Legado de Fé de Abraão, Isaque e Jacó, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o estudo das lições deste trimestre, utilizem a dinâmica “O legado de Abraão, Isaque e Jacó”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O legado de Abraão, Isaque e Jacó

Objetivo:

Concluir o estudo das lições sobre Abraão, Isaque e Jacó, apontando para o legado destes homens, escolhidos por Deus e herdeiros de uma mesma promessa.

Material:

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

03 cartolinas

01 pincel atômico

Procedimento:

- Antes de começar o estudo da lição, falem para os alunos que nesta lição será estudado sobre o legado de Abraão, Isaque e Jacó.

- Perguntem: O que significa a palavra “legado”?

Aguardem as respostas e acrescentem outras informações se necessário.

De acordo com o dicionário, legado no sentido figurado é  “O que é passado às gerações que se seguem”.

Isto é, o que se aprende ou serve de alerta com atitudes e falas  de alguém.

- Depois, peçam que os alunos apontem palavras ou expressões que indiquem o legado dos 03 personagens já citados, fazendo os alunos relembrarem sobre o que estudaram nas lições anteriores.

Escrevam cada resposta referente a Abraão, Isaque e Jacó, separadamente em cartolinas ou outro material. Depois, reservem.

- Em seguida, façam a explanação da lição  com a participação dos alunos.

Á medida que o assunto for sendo estudado sobre o legado de cada personagem, verifiquem se cada ponto falado vai foi citado pelos alunos ou não.

Se positivo, falem: este legado foi citado por vocês. Muito bem.

Caso negativo, acrescentem à lista preenchida no início da aula.

- Ao término da aula, falem:

Vejam o quanto aprendemos com estes personagens, apontando para o material produzido durante a aula!

- Depois, leiam:

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.Hebreus 11:8,9.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4.

Por Sulamita Macedo.

 Jovens - Entre a verdade e o Engano — Combatendo Ideologias e Ensinos que se Opõem à Palavra de Deus

Lição 13: O discernimento do cristão

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas. Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição:  O discernimento do cristão, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o tema do trimestre, apliquem a dinâmica “Em defesa da fé”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Em defesa da fé

Objetivos:

Concluir o estudo sobre a defesa da fé cristã, tendo discernimento diante dos inúmeros ensinos.

Refletir sobre o cuidado que o crente deve ter com sua formação cristã, através da Bíblia Sagrada.

Material:

Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva

Uma sombrinha quebrada

¼ da folha de papel ofício para cada aluno

01 coleção de lápis hidrocor

01 rolo de fita adesiva

Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão

Procedimento:

- Apresentem a sombrinha fechada.

- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.

- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).

- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a vida cristã.

- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques ao cristão sofre quanto sua vida cristã e heresias contra temas doutrinários.

- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, representando que os ataques são externos.

Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados nas lições, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.

Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.

- Perguntem: O que estes ataques podem causar a formação espiritual e moral do cristão?

Aguardem as respostas.

- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir a vida cristã e a fé em Deus, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e à mercê da atuação do inimigo.

A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.

- Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?

Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.

Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que o crente deve fazer para permanecer firme diante dos ataques contra o cristão, a igreja e a Bíblia.

Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas atitudes do cristão..

Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.

Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.

A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.

- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?

Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.

Isto nos remete ao aspecto de que do cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas, através da observância da Palavra de Deus.

Isto acontece por meio da Educação Cristã, que pode acontecer de forma individual, na família e na igreja, principalmente na Escola Dominical com estudos de forma sistematizada.

- Para finalizar, leiam:

“Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”(1 Timóteo 4:9).

“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”(2 Timóteo 3:14-17).

Por Sulamita Macedo.

Juvenis -  O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

Lição 13: Posso cumprir a vontade de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas. Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Posso cumprir a vontade de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vontade de Deus”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Vontade de Deus

Objetivo: Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.

Material: uma venda

Procedimento:

- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.

- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?

Como você se sentiu sendo guiado?

Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?

O guia transmitiu confiança?

- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.

- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

- Leiam João 15. 7 e I João 5. 14 e 15.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Adolescentes - As Parábolas de Jesus são Vivas

Lição 13: O amor do Pai por seus filhos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas. Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O amor do Pai por seus filhos, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Os dois filhos e um pai amoroso”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Os dois filhos e um pai amoroso

Objetivo:

Refletir sobre o comportamento do filho, que saiu de casa e arrependido volta para casa do pai, que o recebe com amor e a atitude de seu irmão.

Material:

01 mochila

Dinheiro fantasia

01 relógio

Procedimento:

– Leiam com os alunos uma parte da parábola do filho pródigo, abaixo descrita:

“E disse: Um certo homem tinha dois filhos;

E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades”(Lucas 15:11-14).

– Depois, peçam para que eles apresentem uma encenação desta parte da parábola. Eles deverão escolher 03 alunos para representar o pai e dois filhos e utilizar os materiais descritos no item material.

Estipulem um tempo para a organização da peça e também para a apresentação.

– Para finalizar, reflitam sobre:

A atitude do filho que saiu de casa e o resultado dessa atitude, com relação ao desperdício do tempo, dinheiro, saúde etc. Também sobre seu arrependimento e retorno para casa.

O amor de seu pai que o recebe alegremente.

O comportamento de seu irmão que ficou indignado e decepcionado com a situação.

Por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes - Conhecendo o Caráter de Deus

Lição 13: Um Deus Amoroso

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas. Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Um Deus Amoroso, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Concluam a aula, utilizando a dinâmica “A Marca do Discípulo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Marca do Discípulo

Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.

Material:

01 coração pequeno para cada aluno

Procedimento:

- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).

- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.

Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.

- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.

Leiam João 13.34 e 35:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:

Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?

Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?

Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?

- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.

Por Sulamita Macedo.

Discipulando 2º. Ciclo - Conhecendo as Doutrinas Cristãs

Lição 13: Crendo na Ressurreição do Corpo e na Vida Eterna

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas. Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Crendo na Ressurreição do Corpo e na Vida Eterna, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco. É importante fazer isto, pois nem todos os alunos possuem a revista.

Depois apaguem o título da lição, se necessário, para colocar outras informações sobre a lição, tais como palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Escrevam no quadro a seguinte expressão “Quando eu morrer, Deus faça de mim o que Ele quiser”.

Peçam para que os alunos reflitam sobre isto, pontuando a crença ou não ou mesmo o descaso ou desconhecimento das pessoas sobre a vida após a morte.

Aqui está sendo utilizado o Conhecimento Prévio e proporcionando a participação dos alunos.

- Depois, apliquem a dinâmica “Vida Eterna”.

- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Vida Eterna

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a vida eterna.

Material:

Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)

Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.

Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:

- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.

Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.

- Os alunos devem escolher um dos envelopes.

- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome vida eterna e outro perdição eterna.

- Em seguida, leiam:

“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).

- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.

- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!

- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.

- Para concluir, leiam:

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: O legado de Abraão, Isaque e Jacó

Objetivo:

Concluir o estudo das lições sobre Abraão, Isaque e Jacó, apontando para o legado destes homens, escolhidos por Deus e herdeiros de uma mesma promessa.

Material:

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

03 cartolinas

01 pincel atômico

Procedimento:

- Antes de começar o estudo da lição, falem para os alunos que nesta lição será estudado sobre o legado de Abraão, Isaque e Jacó.

- Perguntem: O que significa a palavra “legado”?

Aguardem as respostas e acrescentem outras informações se necessário.

De acordo com o dicionário, legado no sentido figurado é  “O que é passado às gerações que se seguem”.

Isto é, o que se aprende ou serve de alerta com atitudes e falas  de alguém.

- Depois, peçam que os alunos apontem palavras ou expressões que indiquem o legado dos 03 personagens já citados, fazendo os alunos relembrarem sobre o que estudaram nas lições anteriores.

Escrevam cada resposta referente a Abraão, Isaque e Jacó, separadamente em cartolinas ou outro material. Depois, reservem.

- Em seguida, façam a explanação da lição  com a participação dos alunos.

Á medida que o assunto for sendo estudado sobre o legado de cada personagem, verifiquem se cada ponto falado vai foi citado pelos alunos ou não.

Se positivo, falem: este legado foi citado por vocês. Muito bem.

Caso negativo, acrescentem à lista preenchida no início da aula.

- Ao término da aula, falem:

Vejam o quanto aprendemos com estes personagens, apontando para o material produzido durante a aula!

- Depois, leiam:

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.Hebreus 11:8,9.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4.

Por Sulamita Macedo.