Jovens – Eu Creio - Revelando ao mundo suas
Convicções Cristãs
Lição 10: Eu Creio que posso fazer a diferença
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
Observação
importante:
Caso vocês ensinem em uma classe composta por
mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear
as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo de
aula, separando um momento final para este fim.
Vejam, na categoria “Dinâmicas para Eventos Femininos”,
sugestões de homenagem. Há 07 dinâmicas, escolham uma para homenagear
suas alunas!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu Creio que posso fazer a diferença.
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Pertenço ao Reino”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e
contextualizada.
-
Organizem, com seus alunos, 02 ações:
Uma
evangelizadora: pensem em formas de evangelizar para executar durante a semana.
Uma
social: para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de
visita, de remédio, de roupas etc.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Alguns
pontos devem ser observados no momento da preparação da aula:
-
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.
-
Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais
chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.
- Pesquisem em outras fontes sobre o tema da
aula.
-
Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de
aluno que você ensina.
-
Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.
-
Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e
motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma
atividade unilateral.
Preparem-se e promovam aulas criativas,
dinâmicas e cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior
retenção da aprendizagem e participação dos alunos. Com certeza, os resultados
aparecerão!
“Se
é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Rm 12.7b
Dinâmica: Pertenço ao Reino
Objetivo:
Enfatizar a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão
evangelizadora e social.
Material:
O1
quebra-cabeças com figura de Igreja
Colem
a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça de
acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
-
Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
-
Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um
quebra-cabeça com uma figura de igreja.
Cada
parte desta figura foi colocada por vocês.
-
Depois, trabalhem as seguintes ideias:
Você
é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a
Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus.
Uma
peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das
outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem
a importância do jovem estar reunido numa igreja local, para receber o ensino
da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos, comunhão com o Senhor.
-
Agora, enfatizem a importância de está inserido na Igreja como parte integrante
do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a missão
evangelizadora e social.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário