Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 12: A Reciprocidade do Amor Cristão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Reciprocidade do Amor Cristão”.
-
Iniciem o estudo com a dinâmica “Amor em
Ação”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês
ensinam.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Vejam as sugestões para a finalização do trimestre,
logo abaixo da dinâmica “Amor em Ação”.
Dinâmica:
Amor em Ação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o
amor cristão.
Refletir sobre ajuda aos
necessitados
Material:
Chocolates para a metade da
turma
Obs: vocês se desejarem
podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Após trabalhar o termo
Solidariedade, distribuam chocolates somente para a metade da turma. E,
continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.

Então, falem: As condições
financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer
diariamente, outras que estão passando por situações difíceis
- Mas, perguntem: Como podemos
resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno
tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não
aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que
deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor
em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
- Depois, organizem pelo
menos uma forma de ajudar alguém. Para finalizar a aula, organizem, com seus
alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento,
de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja
pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente.
Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum
atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Sugestões
para Finalização do Trimestre

No início da aula, falem que
há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida,
coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de
preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia
para cada aluno.
02
– Gincana
Organizar a gincana para sua
turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de
acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.
03
– Encenação
Fazer uma encenação
envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses,
com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo
e Epafrodito vão para Filipos.
04
– Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a
revisão dos temas estudados.
Dinâmica:
O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de
raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade
dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula,
perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma
cartolina.
Fica a critério do professor
a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo
com o tipo de aluno e quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em
grupo, de acordo com o número de perguntas.
3 - Entregar para cada grupo
uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de
utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de
papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta
diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo
professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o
tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o
professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse
procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as
perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão
acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos
outros grupos.
Observação: Os alunos vão
reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica
é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo
reduzido.
6 – Quando os grupos já
tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas,
acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário